Desde a década de 1970 cientistas das diversas áreas do conhecimento (médicos, físicos, psicólogos, etc) têm se empenhado no estudo da relação entre os aspectos espirituais e as repercussões benéficas que estes trazem aos pacientes.

A revisão de vários trabalhos nessa área nos leva a perceber o quanto o caráter espiritual do ser humano é importante na prevenção de doenças, no tratamento e recuperação de muitos pacientes. Dentro do meio acadêmico, observa-se, cada vez mais, o aumento no número de faculdades e Universidades internacionais e nacionais que incorporaram em seus currículos médicos as disciplinas de Medicina e Espiritualidade. No Brasil, destaque para a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade do Triângulo Mineiro (em Uberaba/MG). Nos EUA, atualmente, mais de 100 instituições de ensino médico debatem esse tema junto aos graduandos e a American Association of Medical College tem desenvolvido guidelines e objetivos educacionais para Cursos de Medicina e Espiritualidade. 

O XVI Congresso de Saúde e Espiritualidade objetiva incentivar alunos, docentes, profissionais da área da saúde e membros da comunidade a terem uma visão integrada da saúde contemplando também o aspecto espiritual dos pacientes, com a grande temática: “A espiritualidade na doença e na cura do paciente”. Pretendemos motivar a reflexão acerca da importância do estudo e pesquisas de temas relacionados à saúde e espiritualidade, e a incorporação desta temática na formação de graduandos de cursos das áreas da saúde.

As inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.inscricoes.fmb.unesp.br/principal.asp
A taxa de participação é de R$ 20 e o pagamento será realizado no dia do evento.

Programação do XVI Congresso de Saúde e Espiritualidade na UNESP

Fonte: FMB/UNESP


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Botucatu e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui