A Xiloteca (arquivo de madeiras com diversos tipos de espécies e informações) da FCA, (Faculdade de Ciências Agronômicas) da Unesp Campus do Lageado, foi inserido no catálogo digital de coleções de madeira do mundo Iawa – International Association Of Woods Anatomists

A Xiloteca da FCA tem atualmente 2.400 amostras de madeiras (cerca de 570 gêneros que estão incluídos em 126 famílias), com ênfase nas espécies de regiões tropicais.

A partir de 2004 as coletas através da universidade foram sistematizadas, com isso passaram a ser incluídas amostras de espécies de vários habitat, principalmente do cerrado do estado de São Paulo e predominante em Botucatu.

A coleção da FCA está organizada em armários de aço por ordem de família. As amostras provenientes de doações têm suas respectivas exsicatas nos herbários dos Institutos de origem e as amostras coletadas na região de Botucatu têm suas exsicatas depositadas no Herbário “Irina D. Gemtchujnicov” (BOTU) da UNESP, Campus de Botucatu.

Através dessa coleção, é possível promover estudos científicos em madeiras. Certamente a xiloteca é fonte de informações para a pesquisa. Através da coleção é possível identificar e recuperar dados sobre procedência, coletores, local onde estão depositadas as exsicatas (amostra de planta prensada e em seguida seca numa estufa) e outras informações que servem de base para estudos.

A coleção da FCA é fruto de doações

A coleção consiste de doações recebidas de diferentes xilotecas de todo o mundo (USDA-Forest Service, EUA; Swiss Federal Institute of Techonology Zurich, Suíça; Centre Technique Forestier Tropical, França; Instituut voor Systematische Plantkunde, Rijksuniversiteit Utrecht, Holanda; Instituto de Ecologia, México; Royal Botanic Gardens, Kew, Inglaterra; Museo di Storia Naturale del Museo Botânico, Universita Degli Studi di Firenze, Istituto per la Ricerca Sul Legno, Firenze, Itália; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Reserva Natural de Linhares, Brasil) como também amostras de espécies do cerrado da região centro-oeste do estado de São Paulo.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui