Você conhece a sua cidade? O Museu Virtual do Calçado pode te ajudar nesta época que você está sem sair nas ruas. Confira:

O Museu tem seu acervo dividido por décadas, de 40 até os anos 10 do século atual. No site é possível conhecer a história de mais de 60 industrias biriguienses e conhecer personalidades de destaque na história de Birigui.

Origem do nome Birigui

Em 1908 foi construída uma chave, entre os quilômetros 259 e 261, na Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. A partir de então, o trem parava três vezes por semana no local onde viria a ser a cidade.

O nome Birigui veio depois, em decorrência da existência de uma espécie de abelha (mosquito), da família dos psicodídeos, com asas e pernas relativamente grandes e que se chamava “birigui” e que, também, era conhecida por diversos nomes, entre os quais “barigüi”.

Esse nome foi dado a chave da estrada de ferro e, posteriormente, à cidade.

Capital do calçado infantil

Este nome surgiu após o crescimento da indústria de calçados, que a partir dos anos 1960, estimulou a instalação de novas empresas no município. Assim, foi instalado na cidade um complexo industrial de grande envergadura.

O crescimento e a consolidação do parque calçadista de Birigui despertou a atenção da imprensa especializada, no qual destaca-se o “Jornal Exclusivo”, que em 1971, publicou um caderno especial em que denominou a cidade como Capital Industrial do Sapato Infantil.

Naturalmente e, em decorrência da grande repercussão e do próprio desenvolvimento do pólo, o nome acabou sendo incorporado pela cidade.

Estas e outras histórias estão disponíveis no site do Museu Birigui.


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Birigui!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Birigui e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui