No Brasil, dia 25 de junho é comemorado o Dia do Imigrante! Você sabe como surgiu essa data?

O Brasil é um país constituído por diferentes nacionalidades, que migraram de seus países com o sonho de obter melhores condições de vida em solo brasileiro. Comemorar o Dia do Imigrante é uma forma de homenagear aqueles que deixaram para trás amigos e família, com o objetivo de recomeçar a vida em outro lugar.

Italianos, alemães, ucranianos, poloneses, africanos e japoneses foram algumas das etnias que chegaram ao Brasil, em meados do século XVIII e XIX, e ajudaram na colonização do país.

Origem da data

O dia 25 de junho foi escolhido como o Dia do Imigrante por ser o fim das celebrações da semana da Imigração Japonesa, comemorada a partir de 18 de junho. A data foi determinada através do Decreto nº 30.128, há 63 anos.

Curiosidade

Você sabia que a comunidade japonesa de Birigui foi assunto de um livro sobre a imigração japonesa no Brasil?

Segundo o site cultura do governo de São Paulo, o projeto “Retratos da Infância na Imigração Japonesa ao Brasil” resultou no livro ilustrado dos autores Monica Musatti Cytrynowicz e Roney Cytrynowicz. A obra abrange todo o estado, incluindo imagens e informações sobre municípios que receberam imigrantes japoneses e comunidades nipo-brasileiras, como Bastos, Cotia, Lins, Avaré, Mogi das Cruzes, Paraguaçu Paulista, Birigui e Santos.

Com seleção de fotografias e imagens de objetos, livros e outros itens, o livro é uma amostra do extenso acervo do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil – que contém, além dos itens expostos de forma permanente em seus três andares, um extenso arquivo histórico, uma biblioteca e uma reserva técnica.

Foto: Escola nipo-brasileira em Birigui/Reprodução: Cultura.sp.gov

Fonte: Calendarr e cultura.sp.gov


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Birigui!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Birigui e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui