A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo quebrar o tabu sobre o tema suicídio, a fim de levar informação relevante em favor da vida para toda a população.

Este ano, devido a pandemia, toda programação será online, com depoimentos, palestras com especialistas, música e filmes. A ideia é despertar o senso de urgência e atenção em relação às pessoas que sofrem e pensam em suicídio. Além disso, a cidade conta com monumentos e locais iluminados com a cor amarela para chamar atenção dos bauruenses.

Os pontos de Bauru que receberam a iluminação amarela são a concha acústica do Parque Vitória Régia, o prédio da Câmara de Vereadores, a Praça do Avião, no final da Avenida Getúlio Vargas e a réplica da Torre Eiffel instalada na Praça Nove de Julho, na Vila Falcão.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Bauru é o responsável pela campanha.

De acordo com o CVV-Bauru, cerca de 32 pessoas cometem suicídio todos os dias no Brasil. Mais de 96% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias. Onde existe a mobilização em favor da vida com a criação de redes de cuidado e atenção, esses números caem drasticamente. A prevenção, portanto, é assunto para todos.

CVV e Unicef se unem na prevenção ao suicídio

Ainda de acordo com o CVV, uma das mais importantes ferramentas da campanha deste ano são três séries de vídeos lançados pela entidade com o objetivo de reduzir os índices crescentes de suicídio entre jovens e adolescentes no Brasil. O Ministério da Saúde considera como grupo de risco jovens entre 14 e 24 anos de idade.

O material tem curadoria de especialistas em saúde mental, como o psiquiatra da Unicamp Neury Botega, da psicóloga doutora pela USP Karen Scavacini e de representantes do CVV e da UNICEF.

O conteúdo está disponibilizado em três séries:

– Vídeos para jovens: vídeos de um minuto para fácil compartilhamento nas redes sociais, nos quais jovens falam diretamente para outros jovens sobre problemas que podem impactar na saúde emocional e na vontade de viver, como drogas, abuso sexual, pressão e discriminação. Em todos eles, são apontadas alternativas e possibilidades de se buscar ajuda.

– Vídeos para pais e educadores: vídeos e guia em PDF para que adultos envolvidos na saúde emocional e mental de jovens e adolescentes, no caso pais e educadores, possam estar melhor preparados para lidar com a questão.

– Vídeos para facilitadores de grupos de apoio: videoaulas e guia em PDF para pessoas interessadas em montar ou facilitar grupos de apoio a sobreviventes do suicídio.

Esses materiais são de uso livre, sem custo e sem necessidade de autorização prévia por qualquer interessado, desde que seja mantido o conteúdo original e a referência ao CVV. Todos esses materiais estão disponíveis no site e redes sociais do CVV. Confira em www.cvv.org.br/conheca-mais.

Programação em Bauru

Confira abaixo a programação divulgada pelo CVV:

Setembro Amarelo prevenção ao suicídio
Programação Setembro Amarelo em Bauru. Imagem: CVV/Divulgação

Confira outros eventos sobre o Setembro Amarelo no nosso site através deste link.


Confira essa e outras notícias da cidade no site da Solutudo Bauru!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui