Hoje, iremos conhecer a história de Cecilia Andréia Tucunduva de Mello, 55 anos, facilitadora de Educação Permanente em Saúde que é apaixonada por Neuroplasticidade.

Cecilia

Nasceu em São Paulo e é assisense de coração desde 1984, dedica a maior parte de sua vida para o corporativo na área administrativa.

Cecília aos 15 anos e sua amiga Marcia: Arquivo pessoal

Formada pela Fiocruz/RJ, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, Saúde Pública e aperfeiçoamento em Neuropsicopedagogia. Atualmente, é aposentada pela Secretaria Estadual da Saúde e seu último cargo foi no Hospital Regional de Assis.

Cecilia e sua equipe no Hospital Regional de Assis: Arquivo pessoal

Inspiração

Cecília começou a estudar sobre o assunto em 2018 para elaboração de um projeto, a pedido de uma Clínica de repouso em Limeira. O projeto foi elaborado, voltado à execução de atividades de estimulação cognitiva que pudesse contribuir para minimizar a ociosidade dos pacientes.

Cecilia DRS Campinas: Arquivo pessoal

“Eu não conhecia nada a respeito, quando me pediram para desenvolver o projeto para a Clínica de Repouso. Comecei a estudar sobre o assunto, estudei três anos, sozinha na internet, e só depois comecei as capacitações”, conta ela.

Conforme se aprofundava no tema, maior era a intensidade na busca do conhecimento, pois, tornou sua paixão, principalmente plasticidade cerebral e estimulação cognitiva. E sempre se manteve motivada pelo aprendizado que adquiriu, inclusive nasceu o projeto Rápida Mente em janeiro de 2020, uma ação pessoal de atividades relacionadas ao tema.

Cecilia no Hospital Regional de Assis: Arquivo pessoal

“A estimulação cognitiva é uma ferramenta considerada recente que muitos não dão valor. É a maior aliada ao combate da Doença do Alzheimer. Identifiquei os “nós” críticos para aplicação das atividades de estimulação cognitiva, existe escassez no mercado de atividades prontas e o tempo para a elaboração das mesmas” diz Cecilia.

Arquivo divulgação

Sonho

Seus projetos futuros, quando menciona, faz com que seus olhos brilhem. Seu maior desejo é atender grupo on-line e presencial, apesar de não ter espaço físico, mesmo assim, pretende expandir e levar conhecimento a mais pessoas.

Neuropsicopedagogia é uma área multidisciplinar que se responsabiliza pelo estudo e cuidado com a aprendizagem. Ela se ocupa em tratar e solucionar dificuldades cognitivas, facilitando e melhorando o processo de aprendizagem e comunicação.

Cecilia e um paciente no Hospital Regional de Assis: Arquivo pessoal

“Meu foco não era trabalhar com grupos, mas elaborar atividades, há escassez no mercado e chega um momento que temos que beneficiar mais pessoas” confessa ela.

O projeto

Com o apoio de seu filho João Pedro, que faz toda a parte ilustrativa do Rápida Mente, segue confiante em seus próximos passos já com data marcada para a próxima turma.

Cecilia e seu filho João Pedro: Arquivo pessoal

Nova turma on-line – vagas limitadas.

Inicio dia 14/03/2022 – Plataforma Zoom.

Execução: semanal (1 x semana). Escolha o seu dia e horário!

Duração da sessão: 1h30.

Também terá a opção de grupos presenciais de até 10 pessoas nas segundas-feiras ou sextas-feiras.

OBJETIVOS

• Fortalecer a funcionalidade das capacidades cognitivas.

• Melhorar a sociabilização, o desempenho nas atividades cotidianas e funcionais

• Proporcionar envelhecimento produtivo e atuante.

• Minimizar a inatividade física.

• Combater o isolamento.

• Promover a autonomia e a independência, o bem-estar e a autoestima, a participação, consequentemente qualidade de vida.

Para mais informações: (18) 99662-9076

Conheça um pouco mais do projeto Rápida Mente nas redes sociais:

Rápida Mente — Portal

Rápida Mente | Facebook

Rápida Mente (@estimulacao.cognitiva) • Instagram

Cecília, uma simpatia de mulher, amorosa e carismática, gratidão pelos ensinamentos, por compartilhar sua trajetória e principalmente o carinho que nos recebeu.


Que projeto maravilhoso! Você já conhecia a Cecília?

Gostaram? Adoraria saber! 💜


Aproveite e siga a Solutudo nas redes sociais:

CLIQUE AQUI PARA O FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA O INSTAGRAM!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da cidade de Assis e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo WhatsApp!

4.8/5 - (89 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui