Apresentação

Em novembro de 2015, a fotografia entrou na minha vida e ela me trouxe um novo olhar, uma maneira de ver a vida com novas perspectivas e composições. O maior privilégio na fotografia, além de eternizar o momento que se apresenta, é encontrar o coração das pessoas com poesia que se cria por meio das luzes e cores. Eu sempre digo “que na vida não vale a pena ser passado desapercebido”, é preciso marcar, deixar seu legado e ser lembrado um dia por algo que realmente fez a diferença: – “Eu sou essa pessoa, quero que se lembre de mim!”

O livro “Assis Encantada: o que meus olhos viram” é um sonho antigo! Desde 2017, tenho a vontade de mostrar a minha cidade, essa que me acolheu, pois não sou assisense de nascimento, mas de coração!

Sou fotógrafo porque acredito que o registro é uma herança eterna e que, se você colocar sua alma nisso, viverá uma eternidade perfeita. Ter a vida dedicada a fazer aquilo que se ama não é trabalho algum e sim uma honra que poucos experimentam. Ser um autodidata na fotografia que fez olhar além do muro e hoje compartilho esse conhecimento com jovens que também sonham e quero muito que eles vivam isso pela fotografia.

Não poderia jamais deixar de agradecer a Deus pelo privilégio e o dom que ele me deu, eu sou uma pessoa melhor por isso! Agradeço a minha amada esposa. Valeria dos Reis Galvão, pela mulher companheira, amiga e pessoa que me ajuda a ser melhor todos os dias e também ao meu filho amado e tão desejado, Lorenzo dos Reis Galvão, minha herança, o bem mais precioso que o Senhor confiou a mim.

Agradeço aos amigos e às pessoas que me apoiaram neste livro e louvo a Deus por colocar pessoas especiais no meu caminho como a professora, Marlene Barchi Dib, por me presentear com esse lindo e especial prefácio e à professora Diva Lea Batista da Silva, por cuidar com muito carinho de cada palavra escrita.

Realmente, ninguém acredita mais em seus sonhos do que você mesmo, ninguém os realizara por você! Seja forte, apaixonado e confiante! O primeiro passo é sempre o mais difícil, mas o percurso o fará crescer a cada instante da caminhada! Seja determinado e simpático com as pessoas; elas só precisam conhece-lo melhor e é você que dará a elas essa oportunidade!

Deus abençoe a todos. (Jean Carlos Galvão – fotógrafo-autor).

Catedral
Foto: Jean Carlos Galvão

Prefácio

Da fotografia como arte, à arte como fotografia

Esse é o lema de Jean Carlos Galvão, fotografo autodidata de 39 anos, casado com Valéria dos Reis Galvão, pai de Lorenzo Reis Galvão, ambos fotografados inúmeras vezes não apenas pelas lentes de Jean, mas por toda a subjetividade existente no seu olhar artístico a cada clique. Olhar este, aliás, impecável, imbuído de uma curiosidade apurada, levando Jean a ser premiado consecutivamente no Internacional Festival Of Photography Brasília Photo Show, nos anos de 2017 e 2018. Por sua trajetória, recebeu moção de congratulações e aplausos pela Câmara Municipal de Assis-SP, além de um certificado, reconhecendo os relevantes serviços prestados à comunidade assisense, em 2019, pelo Rotary Club Assis do Vale.

A partir de então, seguiu um caminho que o levaria a produzir este livro, trazendo à tona todo o seu conhecimento técnico necessário ao harmonizar, em suas fotografias, imagens de igrejas com diferentes elementos da natureza viva e que fazem parte do dia a dia dos olhares de tantos assisense.

Através de suas lentes, o artista nos presenteia com imagens pertencentes ao seu acervo fotográfico, compiladas nesta obra intitulada “Assis Encantada: o que meus olhos viram”. A obra possibilita uma leitura dialógica entre o leitor/espectador e o artista, conforme o registro capturado das memórias de Jean que se entrelaçam às nossas próprias histórias, desvelando lembranças, cores, luzes e sentimentos, os quais somente nossa alma sabe interpretar. Nesse sentido, a postura e a abordagem estética utilizada para obter os efeitos desejados por Jean em suas produções, faz com que o lugar da linguagem fotográfica deixe de ser apenas um objeto ilustrativo ou de mera contemplação, mas que também proporcione a sua apreciação e fruição, de forma que o leitor/espectador se sinta envolvido com a obra, seja pela sua beleza ou pelos sentimentos despertados.

Este livro, portanto, reflete uma vida na qual a fotografia é uma presença constante, tanto nos pensamentos como nas ações e registros do autor.

E então, prontos para esta viagem: Prontos para fruir?

(Marlene A. Barchi Dib – Dirigente Regional de ensino de Assis – São Paulo).

Foto: Jean Carlos Galvão

Será mesmo uma viagem carregada de emoção, carinho, realização e acima de tudo amor por aquilo que se faz.

Jean nos presenteia com os encantos de nossa cidade, eternizados em paisagens carregadas de sentimentos e vivências.

Sorte a nossa Jean pelo privilégio e dom que Deus lhe deu, estaremos lá para te prestigiar! 🍀

Evento: Assis Encantada: o que meus olhos viram – lançamento do fotolivro – por Jean Galvão.

Data: 28/01/2022

Local: Plaza Shopping – Salão de eventos

Horário: às 19:30.

Contamos com a presença de todos vocês! 💜

Compartilhe com seus amigos e familiares essa matéria e aproveite e siga a Solutudo nas redes sociais:

CLIQUE AQUI PARA O FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA O INSTAGRAM!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade de Assis e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (3 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui