O leite materno é considerado a bebida mais valiosa do mundo, uma vez que é ele que garante os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos bebês. Hoje, 19 de maio, é o dia Nacional da Doação de Leite Humano, e você conhece o Banco de Leite Humano de Araçatuba?

Nós conversamos com a Coordenadora do Banco de Leite da cidade, a Jesiela Passarini, para esclarecer algumas dúvidas e ressaltar a importância da doação de leite!

Como funciona a doação de leite humano?

O processo para a doação do leite materno é bem simples- todas as mulheres que produzem uma quantidade de leite superior a necessária para o seu filho pode ser uma doadora.

O Banco de Leite Humano recebe, na verdade, o excedente de leite das mulheres que estão amamentando. O Banco de Leite prima sempre pela saúde do bebê e da mulher.

A doação do leite é totalmente voluntária; a mulher que deseja ser uma doadora, deve entrar em contato com o Banco de Leite para que uma equipe vá até a sua casa fazer uma breve entrevista. É importante salientar que a mulher não precisa sair da sua residência em momento algum– As equipes do Banco vão até as casas das doadoras em todas as etapas do processo para garantir o maior conforto à mãe.

Após a entrevista, é feito um pré-cadastro para ver se a mulher pode ser doadora. Se o resultado for positivo, a equipe fornece todas as orientações necessárias para a coleta e armazenamento, e entrega à doadora um kit, contendo um frasco esterilizado, um gorro e uma máscara.

Ao chegar no Banco, o leite passa por um rigoroso processo de pasteurização e controle de qualidade para ser, enfim, enviado às UTIs (Unidades de Tratamento Intensivos) Neonatais da cidade.

O Banco de Leite de Araçatuba recebe uma quantidade considerável de doações de leite, mas ainda não conseguem suprir toda a necessidade das UTIs Neonatais– Jesiela nos conta que no mês de abril, Araçatuba captou 102 litros de leite humano, sendo que seriam necessários 122 litros para atender na totalidade os bebês prematuros que nascem nas UTIs da cidade.

A equipe realiza regularmente campanhas em diversos meios e buscas ativas por novas doadoras

Quem pode, e quem não pode doar leite humano?

De acordo com a Rede Global de Bancos de Leite Humano, podem doar leite todas as mulheres que estejam em boas condições de saúde, principalmente aquelas que tem leite em excesso (além da quantidade necessária para amamentar o seu filho).

Quem não pode doar:

  • Portadoras de Sífilis;
  • Portadoras de Hepatite B e C;
  • Portadoras de HIV;
  • Usuárias de drogas ilícitas;
  • Mães que tenham anemia;
  • Tabagistas que fazem o uso de mais de 10 cigarros por dia.

Lembrando que os critérios para a doação de leite não são os mesmos para a amamentação– por exemplo, a mãe com COVID-19 deve suspender a doação de leite humano por aproximadamente 15 dias, mas pode continuar amamentando, seguindo os protocolos de precaução de contato e respiratórios.

Como doar em tempos de coronavírus

Frente à pandemia, o Banco de Leite adequou todo o processo de captação do leite.

A equipe vai até a casa da doadora devidamente paramentada e seguindo todos os protocolos de higiene e segurança. Além disso, neste momento, outras medidas de controle foram tomadas: a equipe não entra dentro da residência da mulher; a entrevista e contato prévio são feitos por telefone, e a doadora aguarda a equipe no portão de sua casa.

Toda mãe que estava fazendo a doação antes da pandemia, pode continuar doando com toda a tranquilidade

Estudos afirmam que o COVID-19 não é transmissível pelo leite materno, nem pela gestação. Porém, mães com COVID-19 devem suspender a doação de leite humano por aproximadamente 15 dias.

Ambulatório de Aleitamento materno

A equipe do Banco de Leite possui também um Ambulatório de Aleitamento Materno para ajudar mulheres, gestantes ou puérperas, que tenham alguma dificuldade com relação ao aleitamento ou queiram receber orientações. As mães que precisarem do auxílio podem entrar em contato através do telefone (18) 3636-1170 para agendar um horário.

Serviço

Banco de Leite Humano em Araçatuba

  • Telefone: (18) 3636-1170

Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Araçatuba!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui