A Rede Andradinense de Apoio ao Paciente com Câncer (RAPAC) nasceu há oito anos quando em uma missa um senhora procurou o padre alegando estar com câncer e pediu ajuda e o padre percebeu que precisava unir forças por aquela causa tão importante e ainda não explorada em Andradina.

A princípio, a entidade era formada apenas por católicos que se revezavam para conseguir alcançar as necessidades dos assistidos. Com o crescimento do trabalho social e amplitude nos atendimentos, abriu-se as portas para qualquer pessoa que pudesse e tivesse a iniciativa de abraçar a causa.

Da esquerda pra direita: Vilma (Suplente Fiscal), Eneida (Voluntária), Andressa (Psicologa), Magali (Presidente), Luciane (Secretária)
Fonte: Solutudo Andradina/ Gabriela Gomes

Todos os integrantes da equipe são voluntários e permanecem mantendo a instituição com recursos doados por pessoas físicas que repassam valores e todos os tipos de necessidade que sejam necessárias desde móveis, roupas, calçados, alimentos, produto de limpeza e higiene.

Em razão da carência dos pacientes em questão, principalmente quando o assunto é remédio, e pela demora do Ministério Público (MP) em assinar a autorização do repasse de medicamentos gratuitamente para os atendidos, a RAPAC tem uma conta em duas farmácias da cidade que com seus recursos próprios pagam os remédios de vários pacientes até a liberação judicial.

A presidente da instituição, Sra. Magali Tozzi Urias, nos conta com brilho nos olhos o amor que tem por cada atendido que vem em busca de auxilio em sua entidade.

Fonte: Solutudo Andradina/ Gabriela Gomes

Tendo como missão o apoio ao tratamento com câncer e pessoas em estado de vulnerabilidade social, as voluntárias (os) realizam diversas campanhas para conseguir recursos para manter o projeto de pé, dentre eles:

  • 1) Plantão diário para atendimento aos portadores e recebimentos de doações;
  • 2) Visita domiciliar semanal e quinzenal dependendo do caso, para cadastro e levantamento das necessidades;
  • 3) Visita Fraterna que pe realizada pela equipe técnica de assistência social e psicologia;
  • 4) Campanhas anuais de prevenção ao câncer, o Outubro Rosa (pelo câncer de mama) e o Novembro Azul (pelo câncer de próstata);
  • 5) Bazares com cunho de arrecadação financeira para manutenção do projeto em geral;
  • 6) Apoio as campanhas oriundas do Hospital do Amor em Barretos;
  • 7) Arrecadação e encaminhamento de cabelos para confecção de perucas;

E dentre tudo isso conseguem realizar as entregas de cama, mesa e banho, móveis, alimentos em geral, suplementos e outras coisas. Chegou a nos relatar que numa certa vez, apenas com o recurso que tinham, chegaram a entregar um sofá com carrinho de boi.

Fonte: Solutudo Andradina/ Gabriela Gomes
Fonte: Solutudo Andradina/ Gabriela Gomes

E também nos inspirou a entender que o amor ao próximo, algumas vezes representa a renúncia de si, pois em seu corpo técnico existe uma pessoa em tratamento pelo câncer que solicitou para a diretoria da entidade que não a afastasse das atividades, porque aquilo era vida para ela, estar abrindo mão de sua dor para se doar.

Completa ainda Magali que com seus 60 anos faz o que acredita ser mais sagrado. Doar gratuitamente o seu tempo, em um gesto de amor impagável, aquilo pode representar o ser humano.

“A RAPAC é uma mão que dela saem os dedos e que quando precisam se cruzam”, relata a presidente.

Atualmente, a RAPAC está localizado na Rua Campo Grande, nº 718, no bairro Stella Maris. E está com as portas abertas para quem precisa doar ou ser ajudado, de segunda a sexta das 13h às 17h e os contatos podem ser pelo telefone (18) 3723-6003 ou pelo e-mail [email protected].

_______________________________________________

E você, o que tem feito pelo próximo? Participa de algum trabalho voluntário? Conta pra gente nos comentários.

_________________________________

Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Andradina? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou do conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Andradina e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui