Esse conteúdo é um oferecimento Univem Botucatu, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Botucatu.

A GCM Cintia Ribeiro, 40 anos, é da primeira turma da Guarda Civil Municipal de Botucatu e esta servindo o município há 14 anos.

Quando eu era criança, meu avô que tinha Alzheimer fugiu de casa. Me lembro perfeitamente do dia que a polícia resgatou e trouxe ele para a casa. Aquilo mexeu demais comigo. Ali eu já sabia que ia trabalhar na área da segurança.”

Mesmo atuando em um ambiente predominantemente masculino, ela consegue quebrar velhas barreiras culturais e faz valer sua escolha profissional.

Elas por elas

A Cintia não é uma GCM comum. Ela coordena a patrulha Maria da Penha em Botucatu. Essa ronda atua no monitoramento e no acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica que possuem as medidas protetivas.

Em Botucatu, mais de 200 mulheres estão diretamente sob os cuidados de Cintia.

“O trabalho da equipe tem que ser humanitário, envolve assistência, empoderamento da vítima e convencimento de que ela não precisa passar mais por situações de violência.”

Foto: Bianca Camargo

Formada desde 2005 em informática pela FATEC de Botucatu, atualmente Cintia esta no 2° ano de Psicologia. Ela que se encontrou protegendo mulheres na patrulha Maria da Penha, sentiu necessidade de amparar e melhorar a qualidade de vida das vítimas.

Para ter direito ao serviço da Patrulha Maria da Penha, a vítima deve registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia e solicitar ao delegado a medida protetiva.

“Acolher. Não julgar. Estabelecer um elo de confiança, e proteger. Esse é o meu trabalho.”

Serviço:

Guarda Civil Municipal
Telefone: 199

Delegacia de Defesa à Mulher
Telefones: 180 (Disque Denúncia) / 3814-2636 / 3882-0888


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected].


Esse conteúdo é um oferecimento Univem Botucatu, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Botucatu.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui