Sabe aquele caderno de receita, passado de geração em geração, que guarda segredos deliciosos da nossa família? Ele pode parar em uma exposição temporária aqui no Museu Histórico de Botucatu.

A Secretaria de Cultura divulgou nessa semana, que em março de 2022 a Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu em parceria com o Museu da Imigração do Estado de São Paulo e com o Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi de Botucatu, realizará a exposição “migrações à mesa”.

A novidade é que a história da sua família pode ser contada nessa exposição: os organizadores do projeto estão em busca de cadernos de receitas antigos e parceiros para a realização da exposição. 

Essa mostra já aconteceu no Museu da Imigração de São Paulo em 2016 e vai se repetir aqui em Botucatu, com a história das famílias imigrantes da nossa cidade e os objetos do acervo do Museu histórico.

Se a sua família tem um caderno de receitas antigo e com uma história de migração de outro país ou de outras regiões do Brasil, veja como é possível participar dessa etapa da seleção dos cadernos:

Sobre os cadernos de receita que serão contemplados:

1.    Serão selecionados até 5 cadernos de receitas.
2.    Eles devem ser ou ter pertencido a imigrantes ou migrantes e/ou ter sido passado de pais para filhos ou avós para netos etc.
3.    Devem se relacionar com histórias de família.
4.    Podem ter manchas, anotações nas bordas, elementos colados e qualquer outro tipo de sinal de uso. Isso não será um fator de exclusão.
5.    Por conta do valor histórico e sentimental, no entanto, priorizaremos cadernos que evidenciem bons sinais de conservação, sem folhas soltas, ou páginas rasgadas.
6.    A seleção dos cadernos priorizará a maior diversidade possível no que se refere às origens dos imigrantes e migrantes e dos próprios cadernos. 
7.    Os cadernos podem dizer respeito a diferentes períodos, a partir da década de 1880. Objetos mais atuais também podem ser apresentados.
8.    Serão priorizados cadernos de receitas de famílias residentes na cidade de Botucatu, por conta das etapas do projeto.

Como enviar informações sobre os cadernos

Essa seleção se dará por meio de envio de vídeos para o WhatsApp do número (14) 98177-2661, , no período de 04/01 a 31/01 de 2022. Os cadernos serão selecionados por meio de comissão curatorial voluntária formada por funcionários da Secretaria, e com a consultoria do Museu da Imigração, além de membros convidados de conselhos municipais.

Os vídeos deverão ser somente dos cadernos, ter boa iluminação, e mostrar seu estado de conservação e suas folhas, podendo ou não ter som. No corpo do e-mail pedimos que seja enviado o ano presumido do caderno, e uma pequena história da família, com seu país de origem, até chegarem em Botucatu. Essa história resumida não deve passar de 200 palavras (ainda que não seja motivo para exclusão, histórias com mais de 200 palavras serão cortadas para caber no critério).


Mais informações:

Museu Histórico e Pedagógico 
Telefone (14) 3811-1480


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Botucatu e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (4 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui