Quem nunca ouviu falar sobre o Hotel Pousada Ourinhos, não é mesmo? Um dos hotéis mais antigos e tradicionais do município, o famoso HPO. E a história da pessoa que está por trás de todo este sucesso, a cabeça do hotel, você conhece? Então, fique até o fim deste texto e descubra!

Como tudo começou

Fernando Vicente Vicente, um jovem rapaz de descendência espanhola – que é o motivo de ter o sobrenome duplo, nasceu em Ipaussu, estado de São Paulo. Na adolescência, se mudou para São Paulo capital. Neste período da juventude, conheceu Walkyria Flosi Vicente e se apaixonaram. O resultado foi um casamento.

O casal começou a se aventurar no mundo do empreendedorismo quando Fernando recebeu como herança um terreno ourinhense, onde foi construída primeira parte do hotel, de seu pai Ramon ainda em vida.

Da capital para o interior

Aí veio o insight, a ideia genial! Os pombinhos resolveram construir um hotel por desejarem sair da capital para uma cidade do interior no futuro, o motivo era garantir a qualidade de vida quando chegasse a fase da velhice e ter uma ocupação.

E tudo começou em 1982, ano que começaram a colocar em prática a construção do empreendimento. Eles continuaram em São Paulo e Ramon, pai de Fernando, era quem auxiliava em todas as etapas de instalação do hotel. O casal já tinha uma vida estável, o jovem rapaz era economista e a esposa dona de casa que cuidava dos filhos.

Fernando e Walkyria, um elegante casal. Foto: arquivo pessoal

A inauguração foi em 20 de agosto de 1983, data de aniversário do Fernando. Após o grande dia, eles continuaram a manter o hotel à distância e, às vezes, visitavam Ourinhos para conferir como estava a evolução da empresa e os serviços que eram feitos por terceiros. Já são 38 anos de história do Hotel Pousada Ourinhos.

“Era tudo muito novo. Nunca tinham trabalhado na hotelaria. E minha mãe ficou na cidade durante a obra para a contratação dos primeiros colaborares, bem como ser a “professora” dos treinamentos. Ao fim, voltou para São Paulo. Ela sempre conta que teve muita dificuldade, porque ela tinha que aprender sobre essa área e ensinar outras pessoas”, conta Juliana Flosi, uma das filhas do casal.

Ourinhos

Na época, o HPO era o primeiro hotel da cidade com piscina. Motivo que fez os ourinhenses receberem o empreendimento com muita alegria e carinho, já que o clima da cidade é extremamente caloroso quase que o ano inteiro. Já sobre reclamação, Fernando tinha receio de alguém não conseguir dormir confortavelmente no hotel pelo fato dele ter sido construído ao lado da linha do trem. Mas Walkyria sempre acreditou que isso não seria motivo para atrapalhar o sucesso do hotel, ela sempre dizia que eram poucas pessoas que tinham o sono leve. A sua despreocupação em relação ao barulho do trem é a prova de que nada poderia impedir a evolução da empresa familiar.

HPO já hospedou grandes artistas brasileiros. Foto: arquivo pessoal

Já em 1998, a família inteira se mudou para Ourinhos. O casal e seus filhos. Fernando é o mais velho, Juliana é a do meio e a caçula é a Isabela. O motivo da mudança era para ampliar o hotel e o objetivo foi alcançado em 11 meses. A inauguração foi em fevereiro de 2000, passando de 40 apartamentos para 104.

Nova fase

Em 1999, no fim da obra de ampliação, Juliana estava na época dos vestibulares e Fernando pediu a sua ajuda para cuidar de toda a equipe.

“Foi aí que começou o meu amor pela hotelaria. Sou a única filha que trabalha no hotel, há 22 anos, e comecei cuidando dos pedreiros, da inserção dos pisos, da pintura e fui me apaixonando. Busquei trabalhar em todos os departamentos para conhecer mais a fundo o hotel. E no ano de 2001, foi instalada a graduação de Turismo na faculdade privada Estácio de Sá, em Ourinhos, e resolvi me matricular. Me formei em 2004 e no ano seguinte comecei uma pós-graduação de hotelaria em São Paulo. Desde então, estou a frente do hotel na área de administração como gerente geral sendo líder de uma equipe com 28 colaboradores”, explica Juliana.

O casal empreendedor e seus filhos. Da esquerda para direita: Juliana, Fernando, Walkyria, Isabela e Fernando (filho). Foto: arquivo pessoal

O passado e o presente

O sentimento de Juliana é de orgulho por estar à frente do empreendimento que foi construído pelos seus pais quando ela tinha apenas dois anos. É um local de grande afeto por ter vivido a sua infância no HPO, as férias e muitas comemorações de Natal e virada de ano.

“A cada dia estamos modernizando e melhorando a estrutura. Inclusive, antes da pandemia, instalamos um elevador que foi um passo importante. O nosso desejo é crescer cada vez mais. Quem sabe, no futuro, será possível abrir uma segunda unidade do hotel próximo de Ourinhos. E essa pandemia nos mostrou que tudo é possível. Sou muito orgulhosa em poder contribuir com a evolução da empresa da minha família”, exalta Juliana.

E cada detalhe que foi sonhado com a decisão de construir o hotel foi realizado. Atualmente, Fernando tem 76 anos e passa todos os dias no HPO, se dedica a ajudar as pessoas e a trabalhar, mas sem aquele peso diária como era em outros tempos. É onde ele ocupa a cabeça, é a sua terapia.

A piscina sempre foi e é a alegria dos hóspedes. Foto: arquivo pessoal.

HPO

O carro chefe é a hospedagem, mas é possível se divertir no local com um Day-Use aos sábados e domingos e em alguns dias específicos de feriados. É o pagamento de um valor cheio que será convertido em consumação para ter um dia diferente aproveitando de todas as áreas comuns do HPO: piscina, academia, sala de jogos, bar, playground e, às vezes, tem recreação para crianças. É sucesso ABSOLUTO!!

Depois de conhecer toda essa linda história e quem são as pessoas por trás deste grandioso hotel, você precisa conhecer de pertinho cada cantinho do HPO. É garantia de que você vai se apaixonar!!! Aproveita e comece a seguir o hotel nas mídias sociais: @hotelpousadaourinhos .

Localização: Rua Euclides da Cunha, 387, Centro. (14) 99808-9130


E aí, ficou com vontade de passar um dia inteirinho no hotel? Conte para nós!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

3.2/5 - (8 votes)

2 COMENTÁRIOS

  1. O hotel é excelente! A Equipe fantástica! O carinho e a atenção com que somos recebidos é a marca dessa família! Sem falar do café da manhã majestoso! Parabéns!

  2. É um lugar extremamente charmoso e de excelência no atendimento. Fui numa comemoração e fiquei encantada! Sucesso sempre!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui