A rua da Cruzeiro é uma das ruas mais extensas da cidade. De uma ponta até a outra, com muitos comércios, faz esquina com outras ruas importantes do Centro de Tatuí. Uma rua cheia de lindas árvores, e com muita história. Você conhece a história dessa icônica rua da cidade, e porque ela tem esse nome? Vamos descobrir! 💜

A Rua do Bom Fim, e a cruz que nunca cairá

Sim, era exatamente assim que a rua era chamada antigamente! Ela passou a ser chamada de “Rua do Cruzeiro” no ano de 1900, quando em comemoração a passagem do século, um grupo de redentoristas colocaram uma cruz de madeira em frente ao Cemitério Cristo Rei. Essa cruz foi derrubada no ano de 1925 por um vendaval. Com isso, um senhor chamado Caldararo, que era católico e residiu por muitos anos onde hoje é a Vila Santa Helena, construiu a cruz de cimento. Com isso, um antigo jornal da cidade chamado Jornal Ridendo publicou uma nota dizendo: “Nunca Cairá”!

Antiga foto da cruz em frente ao cemitério.

Muitos detalhes da rua

A Rua do Cruzeiro tem muitos restaurantes, comércios, o cemitério Cristo Rei, a vista para a Praça Cesário Mota, o colégio Eugênio Santo (quem foi/é aluno de lá, dê um alô pra gente nos comentários), e até o único cinema da cidade fica na passagem da rua! Além de muitos outros detalhes encantadores.

Cemitério Cristo Rei

Detalhes da Rua do Cruzeiro

Cine Santa Helena

Praça Cesário Mota

Escola Eugênio Santos


Gostou de conhecer a história e os detalhes da Rua do Cruzeiro? Você tem lembranças em algum lugar dessa rua?Conhece algum lugar curioso que vale a pena ser mostrado em Tatuí?

Conta pra gente nos comentários!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Tatuí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Siga nossas redes sociais!

FacebookSolutudo Tatuí Instagram@solutudo.tatui

3.7/5 - (6 votes)

2 COMENTÁRIOS

  1. Estudei no Grupo Escolar Eugênio Santos e morava na Praça Adelaide Guedes, ao lado do Posto de Saúde. Fui morar em SP em 1972. Fiz o primeiro e o segundo ano, nessa escola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui