Esse conteúdo é um oferecimento Univem, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Tupã.

A Estância Turística de Tupã está localizada na Alta Paulista, na região oeste do estado de São Paulo. Município que reúne a tranquilidade das pequenas cidades e as opções e variedades dos grandes polos.

Fundada no dia 12 de Outubro de 1929, por Luiz de Souza Leão, Tupã era uma região de floresta virgem (nunca tendo sofrido perturbações significativas nem sido explorada ou influenciada direta ou indiretamente pelo ser humano).

O nome Tupã (Deus do Trovão ou Espírito Bom) surgiu com a finalidade de homenagear os primitivos habitantes, os índios.

Tupã surgiu a partir do cultivo do café, posteriormente adaptando-se para a agropecuária. O trem, a industrialização da carne, do amendoim e do algodão acabariam por delinear o progresso da cidade, ligando-a, à outras regiões.

A historiografia oficial esconde muitos dos fatos que marcaram os primeiros anos de desbravamento. No entanto, os colonizadores encontraram muita resistência por parte dos nativos, o confronto foi inevitável.

No entanto, segundo registros, a paz foi alcançada com mediação de uma índia chamada Vanuíre. Por conta dessa importante influência indígena, Tupã sedia uma escola com o nome “Índia Vanuíre”.

Mesmo com o passar do tempo, a herança indígena ainda está muito presente na cidade, seja nos monumentos, nos pontos turísticos e até em algumas ruas e bairros da cidade, que possuem o nome de tribos indígenas.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é um oferecimento Univem, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Tupã.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui