Esse conteúdo é um oferecimento Univem e Colégio Bezerra de Menezes, instituições referência em educação e que apoiam as boas notícias em Marília.

A Cihdott (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de órgãos e Tecidos para Transplante) junto a Santa Casa de Misericórdia de Marília promoverá eventos durante o mês de Setembro. Portanto, esta ação visa promover a doação de órgãos no Setembro Verde.

O prédio do hospital recebeu iluminação verde em referência ao mês de Setembro. Além disso, um outdoor com a campanha foi instalado em sua fachada.

Marisa Regina Stradioto, coordenadora da Cihdott da Santa Casa de Marília, ressalta a importância da doação de órgãos.

“Informe a sua família que você é doador de órgãos. Começamos as nossas atividades na imprensa este mês e teremos uma programação para conscientizar as pessoas sobre a importância deste ato de amor“.

No dia 16 de Setembro, às 19h, haverá uma live com a participação do médico João Fernando Picollo, da OPO (Organização de Procura de Órgãos) de São José do Rio Preto e o médico da OPO de Marília Renato Tambelli.

O hospital promovia a Caminhada pela Vida, neste ano por conta da pandemia do coronavírus, será realizada uma carreata, que está prevista para o dia 26 de Setembro, a partir das 9h. Dará início em frente ao Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal”, passando pelo centro da cidade e sendo finalizada na Av. das Esmeraldas.

A importância da doação de órgãos

O Setembro Verde busca estimular e incentivar a população a ser doador de órgãos. A ideia é ajudar as pessoas que lutam por uma oportunidade de salvar as suas vidas. Assim, o intuito é continuar na luta pela ampliação de direitos, por uma sociedade mais justa.

Enquanto você vive sua vida normalmente, realiza suas tarefas diárias sem dificuldades, tem a liberdade de ir e vir, outras pessoas estão à espera de vida. Vida que vem na forma de algum órgão que doado, pode dar novo destino a alguém. Acima de tudo, a doação é um ato de amor.

O que pode ser doado?

De acordo com o Ministério da Saúde, os órgãos que podem ser transplantados são o coração, o fígado, o pâncreas, os rins e os pulmões. Tecidos e células, como córneas, válvulas do coração, ossos, pele, sangue, medula óssea  e cartilagens também podem ser doados.  

Quem pode ser doador?

  • Doador vivo: qualquer pessoa saudável que concorde com a doação de rim, medula óssea e, ocasionalmente, transplante de parte do pulmão ou do fígado.  
  • Doador falecido: paciente internado em unidade de terapia intensiva (UTI) com morte encefálica, em geral depois de traumatismo craniano (TCE) ou derrame cerebral (AVC). 

ATENÇÃO: Para se tornar um doador não é preciso deixar algo por escrito. O passo principal é conversar com a sua família a respeito do seu desejo. 


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é um oferecimento Univem e Colégio Bezerra de Menezes, instituições referência em educação e que apoiam as boas notícias em Marília.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui