Dentre as mais diversas ruas e avenidas de Ourinhos encontra-se a “Avenida do Pão de Açúcar”, como é conhecida hoje, a Avenida Antônio Almeida Leite.

Movimento

A avenida é o lugar mais badalado da cidade nas tardes de domingo. Sobretudo se lembrarmos do início da avenida com a casa de festa chamada Akazala, que era localizada próxima à rotatória — o fim da avenida e hoje é uma loja da rede Drogasil. Era o ponto principal de encontro aos finais de semana.

Antigo ponto de encontro dos jovens ourinhenses é, atualmente, uma farmácia.

Ponto de encontro

E em razão desta antiga tradição, em todos os finais de semana os jovens se agrupam por toda a calçada do local. O objetivo é jogar conversa fora e apreciar de alguns petiscos acompanhados de bebidas, como se não houvesse o amanhã.

No passado, a avenida já foi apelidada como a “Rua do colégio técnico” devido à instalação da escola ETEC “Jacinto Ferreira de Sá”. Estabelecimento educacional de extrema importância para formação profissional de jovens de toda a região, teve papel fundamental na atração destes para o “grande passeio” pela imensa avenida. Ainda hoje atrai jovens para uma formação de qualidade.

ETEC é uma escola de beleza natural rodeada de grandes árvores.

Serviços e estabelecimentos

Ao longo de toda sua enorme extensão, pode-se se desfrutar de inúmeros serviços como posto de combustível, veículo de comunicação, clínicas de saúde e de beleza que, por sua vez, migraram para a avenida devido ao constante crescimento da região comercial desenvolvida na área.

O resultado desta evolução é a instalação do Supermercado Pão de Açúcar. Empreendimento construído logo após a rotatória, ponto em que a avenida recebe outro nome de Luiz Saldanha Rodrigues.

Apesar do supermercado está localizado após a rotatória, o nome de Avenida do Pão de Açúcar é a marca registrada da área.

Pão de Açúcar

O supermercado atraiu os olhares de uma arquitetura mais bem elaborada, tanto para as fachadas comerciais que lá se instalaram quanto para as residências que vieram a se aproximar. Um exemplo é de uma residência atemporal de estilo holandês, localizada em uma de suas esquinas. Outras aquisições importantes são as presenças da Secretaria da Municipal de Educação e o Cartório Eleitoral, todos muito bem situados para melhor servir os cidadãos ourinhenses.

Uma residência de arquitetura diferenciada presente em uma das esquinas da avenida.

Local agitado

De calmo o bairro não tem nada, sendo via de fácil acesso para indústrias e para o comércio central. E na avenida você encontra restaurantes, como o American Burger Grill que é bem famoso, além de bares, padarias, academias, lojas de roupas femininas, floricultura e muitos outros estabelecimentos.

O restaurante está localizado em uma das esquinas e o seu público predominante são as famílias.

Beleza

Apesar de a avenida ser um “caminho da roça”, algo rotineiro, para muitos moradores, a maioria faz questão de observar a beleza do local e a elege como a avenida mais bonita de Ourinhos.


Distância do marco zero da cidade, a Praça Mello Peixoto, até a avenida.

Localização

Localizada no Jardim Paulista, bairro que faz ligações com outros bairros importantes para locomoção, a sua longa extensão é coroada por um canteiro ao centro, que separa as duas vias de acesso e é considerado a principal característica de beleza do local. A preservação da natureza se mostra por meio de uma grama bem cuidada e árvores gigantescas que possuem quase a mesma idade do município, um número próximo aos 100 anos.

Provavelmente, a idade das árvores está próxima da idade da cidade, que é de 102 anos.

A fama da avenida

Por fim, pode concluir que a Avenida do Pão do Açúcar foi marcada por três grandes motivos: a educação que a impulsionou a ser como é reconhecida no presente; a cultura marcante na diversidade de pessoas e pensamentos que frequentam a avenida e, não menos importante, o bem-estar e qualidade de vida proporcionados pela natureza bem preservada, que é o que mais chama atenção dos ourinhenses, a presença das árvores antigas plantadas em seu canteiro.

Mas e na sua opinião, a Avenida do Pão de Açúcar é realmente a mais bonita? Conte para nós!

_____________________________________________________________________

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestão.pauta@solutudo.com.br

5/5 - (1 vote)

1 COMENTÁRIO

  1. Lindo texto e ótima ideia de falar sobre os atrativos das cidades. Isso faz com que se queira ir conhecê-las de perto. Parabéns.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui