Esse conteúdo é um oferecimento Univem, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Ourinhos.

Você, ourinhense, conhece todas as curiosidades e histórias da sua cidade? Talvez sejam muitas, talvez seja complicado conhecer todos os detalhes de sua cidade natal. São lendas, mitos, conhecimentos… Muitas pérolas cercam e marcam uma cidade.

Existem algumas curiosidades sobre a nossa Ourinhos Maravilhosa que talvez você não conheça. Caso você conhecer alguma delas, nos conte qual é a sua preferida!

A origem do nome da cidade

Você morador de Ourinhos, consegue imaginar a origem do nome da cidade? Nossa Ourinhos Maravilhosa já ganhou diversos nomes antes de ser batizada como ”Ourinhos”, nomes bem curiosos e criativos. Ourinho, Ourinho paranaense, Nova Alcântara, Ourinhos paulista e por fim, nossa querida Ourinhos. O batismo do nome veio através de alguns moradores da época, muitos já se acostumavam com esse nome. Ourinhos já era uma cidade mesmo antes de sua emancipação política oficial.

Foto: Reprodução

Mary Zuil Galvão

Sucesso na música sertaneja, as famosas ”As Galvão”, marcaram e ainda marcam o sertanejo no Brasil. A dupla é formada por Meire e Marilene e deram início a dupla no ano de 1947. Para você que é fã dessa grande dupla, vem aí uma curiosidade, Mary Zuil Galvão, de 80 anos, é natural de Ourinhos. ”Beijinho Doce” é um dos grandes sucessos que marcam a dupla de irmãs até hoje!

Foto: Reprodução

Piscinão de Ramos em Ourinhos

Entre os anos 1970 e 1980, Ourinhos era um destaque entre os clubes recreativos. O Centro Social Urbano (CSU) era o local de grandes encontros, principalmente em dias mais quentes. Todos os dias da semana, a piscina era o grande foco dos moradores. O CSU era o clube mais popular da época entre os moradores da cidade.

Foto: Jornal Biz

Ourinhos x Dracena

Gugu Liberato, um dos maiores apresentadores do país, deu início a um dos quadros mais inusitados em seu programa. No ano de 1989, era transmitido o quadro ‘‘Cidade contra Cidade”, e claro, Ourinhos marcou uma grande presença no programa. Moradores na plateia torcendo, figuras importantes da cidade participando do programa ao vivo, foi muito legal! Vale a pena conferir, assista e compartilhe com seus amigos que não sabiam dessa!

O começo da Fapi

No ano de 1967 deu início a primeira Feira Agropecuária e Industrial (FAPI), na cidade de Ourinhos. O que muitos não sabem, é que o primeiro local que batizou o evento na cidade, foi o Ginásio Monstrinho. O evento grandioso foi destaque no Jornal O Estado de São Paulo e pode contar com o crescimento alto da agricultura na cidade e em toda a região. Atualmente, o evento é um dos maiores da cidade e faz um excelente sucesso em todo o estado de São Paulo, sempre com recorde de público.

Foto: Jornal Biz

Pedrinho do Bazar

Pedro Abujamra, mais conhecido como, Pedrinho do Bazar, um dos grandes personagens históricos de Ourinhos, participou do carnaval mais grandioso da cidade. O evento aconteceu no ano de 1995, com três escolas de samba importantíssimas da cidade, Barra Funda, Boa Esperança e Jardim Matilde. O desfile ocorreu na Avenida Altino Arantes com um recorde de público. Um dos grandes nomes que inspiravam o carnaval naquela época, era Sérgio Nunes e até hoje, muitos moradores de Ourinhos lembram e recordam desse grande evento. Você se lembra?

Foto: Jornal Biz

Se você conhece outro fato curioso da cidade de Ourinhos, manda pra gente! ❤️


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br


Esse conteúdo é um oferecimento Univem, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Ourinhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui