No último sábado, 24, aconteceu na Orla de Atalaia, a festa Vumbora! Onde reuniu os foliões de Aracaju em uma festa super animada embalada pela estrela do Axé Music, Bell Marques. E toda essa energia transmitida no evento fez acender a chama dos organizadores que analisam a possibilidade de trazer de volta o Pré-caju!

Para quem não teve a oportunidade de pular nos blocos do Pré-caju, nos contaremos um pouco da sua história.

Última edição do Pré-caju em 2014
(Foto:Sergipe em Fotos/Reprodução)

Sobre o Pré-caju

A festa nasceu em meados de 92, fundada pelo empresário Fabiano Oliveira. Inicialmente era um bloco de rua onde os foliões pagavam pela camisa e entravam na corda do trio elétrico, uma cultura muito comum no carnaval da Bahia. Anteriormente o Pré-caju tinha o trajeto do percurso com saída da orla de Atalaia indo até a famosa casa de shows na época “Augustu’s”

Pré-caju em meados dos anos 90
(Foto:IstoéSergipe/Reprodução)

Logo depois, graças a grande repercussão da festa, o Pré-caju passou a acontecer na Avenida Beira-mar, devido à grande estrutura e também pelo interesse de público em acompanhar os trios elétricos que agitavam avenida.

Vale lembrar que a festa era livre para todos. Ou seja, os pagantes tinham a exclusividade de estar perto do trio, porém os não-pagantes também aproveitavam a festa ao redor em céu aberto.

Por anos o Pré-caju foi o motivo de alegria dos foliões que aguardavam o mês de janeiro para pular e curtir nos blocos de seus artistas favoritos. Porém a festa foi cancelada em 2015 devido à falta de patrocínio e problemas ambientais.

O retorno da festa

A ABST (Associação Sergipana de Blocos de Trio) que até então era responsável pela festa, analisa o possível retorno da festa para ainda este ano, após o sucesso de público na festa Vumbora!

“Existe a possibilidade, mas nada de concreto, pois ainda serão necessários muitos estudos para definir a viabilidade. Mas existe uma data sugerida, que seria 10 e 11 de outubro, em um local, que seria a Orla da Atalaia. A despesa com a festa seria da iniciativa privada, mas para a segurança seria necessário o apoio público”
disse Yuri Rocha, organizador do evento

O Pré-caju trouxe muitos benefícios ao turismo e ao comércio de ambulante em seus tempos áureos. Visando garantir apoio do público, e principalmente, de patrocinadores e da prefeitura, os organizadores estão buscando trazer a alegria do Pré-caju de volta à cidade ainda em outubro deste ano.

E aí já sabe em qual bloco você vai pular quando o Pré-caju voltar? 😉

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui