Nós sergipanos temos muitos motivos para se orgulhar. Seja na história do nosso povo, com nossa cultura regional, literatura, tradições e culinária.

E falando em cozinha, quem não adora a variedade gastronômica que nosso estado tem a oferecer?Existem pratos misteriosos que nossas avós preparam para a gente durante muitos anos, que você só encontrará em nosso querido Estado.

Pode até encontrar alguma adaptação, mas em sua essência e originalidade na receita ninguém consegue copiar, essa é a verdade! Então por isso, hoje citaremos pratos que você só encontra aqui em nossa cidade:

1 Beiju Molhado

pratos sergipanos
(Foto:WikiPedia/Reprodução)

O beiju tradicional que é feito da tapioca é uma iguaria muito comum nas mesas nordestinas. O prato tem uma origem indígena, onde a tapioca é frita em uma frigideira com açúcar e leite de coco e embalada dentro de uma folha de bananeira. Sua textura é bem molhada, fazendo com que ela se desmanche na boca, por isso possui este nome.

Existem variações do beiju de tapioca que podem ser conhecido também como: Sarôio, pé de moleque e bolinho de tapioca.

Cuscuz

pratos sergipanos
(Foto:PilotandoFogão/Reprodução)

Outro prato maravilhoso é o querido Cuscuz de milho. Com uma receita básica e bastante prática, o cuscuz pode ser feito e servido em diversas formas. Mas a mais comum é ele com leite morno e um ovo bem estalado e quentinho. Feito na base do floco do milho, ele é o queridinho do nordeste e não existe um cabra da peste que não tenha comido esta maravilha da culinária sertaneja.

Outras pessoas gostam de recheia-lo com diversos ingredientes como: cebola, pimentão, queijo, presunto, ovo, calabresa e etc, chamado de cuscuz recheado.

Pirão de Leite com Carne do Sol

pratos sergipanos
(Foto:Tudogostoso/Reprodução)

Muita gente ama o purê de batata. Isso até conhecer o típico prato chamado de Pirão de Leite. Muitas vezes acompanhado de carne do sol e queijo coalho, o prato é um dos clássicos nordestinos da culinária que encanta a todos os tipos de paladares.

Feito na base de farinha de mandioca, caldo de carne e leite, o Pirão de leite é um purê cremoso destes ingredientes em uma textura super cremosa que serve de acompanhamento para um jantar reforçado a lá moda Sertaneja.

Pastel de Aratu

pratos sergipanos
(Foto:TripAdvisor/Reprodução)

Não é nenhuma novidade que o pastel é um dos lanches mais famosos do Brasil. Mas eu duvido que você já tenha conhecido um sabor mais saboroso do que o pastel de Aratu!

Sim. Este pastel é feito com o marisco que fica incrivelmente delicioso. Muitas vezes ele é acompanhado de batatas e o seu molho secreto que varia de casa para casa. Pela dificuldade de encontrar o crustáceo, o pastel de aratu só é comercializado em determinadas épocas do ano.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail:sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui