Esse conteúdo é um oferecimento Univem, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Pompeia.

O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia iniciou na manhã do último sábado (6) a segunda fase de vacinação contra a Covid-19. A ação está sendo direcionada aos profissionais da rede privada de saúde e aos idosos com 85 anos ou mais.

As sete Unidades de Saúde do Município estiveram abertas das 8h às 17h e receberam cerca de 190 idosos e 200 profissionais que atuam em clínicas e consultórios particulares.

A pioneira de Pompeia, senhora Ignez Januário, de 94 anos, foi uma das vacinadas deste sábado/ Foto: Prefeitura Municipal de Pompeia

Os públicos-alvo do cronograma de vacinação, têm sido condicionados pela quantidade de doses disponíveis.

“O Ministério da Saúde elencou os grupos mais vulneráveis, e nós, obedecendo os critérios de definição, antecipamos a vacinação dos idosos de acordo com o nosso estoque da vacina. Não há previsibilidade na chegada das doses, não sabemos quantas chegarão nem quando, o que dificulta o planejamento e divulgação com antecedência. Mesmo assim, nossa ideia é que enquanto houver doses disponíveis, elas sejam utilizadas o quanto antes”, pontuou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Adriana Fernandes Parra.

O superintendente do DHS, Adalberto de Oliveira Bento, reforçou a necessidade de continuar seguindo as medidas de prevenção.

“Preciso alertar que apesar do início da vacinação, nós continuamos com o vírus circulando entre nós. Então, nós precisamos manter as regras de distanciamento, evitar as aglomerações, utilizar álcool em gel e usar máscaras”, frisou.

Mais de 50 profissionais de saúde da rede municipal se moveram para a vacinação.

Nos próximos dias, o trabalho seguirá focado nos idosos de 80 anos ou mais, sem deixar de convocar, quando necessário e havendo a disponibilidade da vacina, novos grupos ou idades.

“A previsão é que até esta sexta-feira (12/2) idosos de 75 anos ou mais também comecem a ser vacinados”, completou Adalberto.

Nas demais fases, o público-alvo compreenderá idosos na faixa etária de 60 a 74 anos, pessoas que apresentam comorbidades (que é o conjunto de duas ou mais doenças relacionadas) tais como: diabetes, hipertensão arterial, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença cardiovascular e cerebrovascular, transplantados, anemia falciforme e obesidade grave. Em seguida, a imunização se concentrará em professores e profissionais das forças de segurança e salvamento.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é um oferecimento Univem, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Pompeia.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui