Cuidar de outras pessoas não é uma atividade fácil, principalmente, quando falamos da área da saúde. Afinal, são seres humanos, bem ali, na sua frente, que contam com o seu trabalho para garantir uma melhor qualidade de vida. Escolher atuar neste setor, é saber lidar com muita responsabilidade.
E, ainda assim, mesmo muito jovens, existem aqueles que optam por percorrer esse caminho. A história do Dr. Roberto Alencar na profissão de cirurgião dentista é um exemplo disso.
Por muitos anos, Roberto usou aparelhos ortodônticos, e isso fez toda a diferença em sua vida. De tanto frequentar consultórios, adquiriu grande familiaridade com o espaço, com os procedimentos e com os profissionais. Nesse meio tempo, viu que tinha grande apreço por essa área. Aos 16, escolheu sua profissão.
Além disso, viu também que era possível transformar vidas a partir de seu trabalho. Assim, ingressou no curso de odontologia, na cidade de Lins.
Devolver para o paciente a autoestima para sorrir, é a maior gratificação que pode receber, segundo o Dr. Roberto Alencar . Foto: Reprodução – Instagram
Primeiras experiências
Porém, nem tudo na vida são flores. Apesar do amor pela profissão, Roberto enfrentou muitos desafios após sua formação. O primeiro, surgiu dois dias depois de sua formatura: uma amiga havia surgido com uma oportunidade de trabalho em um consultório em São Paulo. Apesar de nascido e criado em uma pequena cidade do interior, ele aprendeu a dar as caras para cidade grande. Para adquirir a experiência que precisava, percorria todos os dias longas distâncias entre sua casa e o local em que trabalhava. A solidão da selva de pedra o incomodava.
Pensava em se especializar em ortodontia, e a melhor faculdade para isso ficava em Bauru, cidade próxima a São Manuel, onde seus pais residiam. A viagem partindo de São Paulo para fazer o curso era um empecilho que precisaria enfrentar. Até que então, outra oportunidade mudou seus rumos.
Sua irmã, que havia também se formado em odontologia, o informou que uma nova vaga estava aberta no consultório em que ela trabalhava, em Botucatu. Até aquele momento, não passava pela cabeça de Roberto retornar para a casa dos pais. Mas foi o que fez. E, com esse novo plano, empregado e de volta à sua cidade natal, se especializou no que tanto desejava.
Um caminho de oportunidades
Durante seu tempo na especialização, o dentista viu a vida lhe sorrir mais uma vez. Recebeu um convite para ser sócio de uma colega de faculdade, na cidade vizinha de Areiópolis. Roberto topou a parceria e, dessa forma, dividia seu tempo entre essa cidade e Botucatu. Após um período, sua sócia mudou-se de cidade e sendo assim, o dentista tornou-se o proprietário do consultório.
Por três anos, enfrentou grandes dificuldades, mas, segundo ele, o tempo que passou em São Paulo o havia preparado para aquele situação:
Isso me fortaleceu bastante. Eu pensava: ‘não posso desistir, não vou desistir!’ e trabalhava, e focava no trabalho em São Paulo. E eu acho que esse pensamento e aprendizado me preparou para insistir e investir em Areiópolis, em 2020 vai fazer 20 anos que eu estou lá .
As recompensas de todo esforço
Roberto se consolidou, juntamente com seu consultório. Hoje, oferece diversos atendimentos em todas as áreas da Odontologia. Além da ortodontia, atua como clínico geral para adultos e crianças. Para melhor atender seus clientes, o dentista conta com uma equipe de mais 3 profissionais especializados em: endodontia (tratamento de canal), implantes, cirurgias, próteses, lentes de contato, clareamento e harmonização facial (botox, preenchimento, fios de sustentação, entre outros).
Para aqueles que também decidiram trilhar pelos caminhos da odontologia, Roberto deixa o recado de que perseverar é sempre necessário. Além disso, de acordo com o profissional, é possível sim, contar com a colaboração de colegas para engrandecimento profissional. E ainda complementa:
A minha maior satisfação é devolver para o meu paciente aquilo que ele sempre sonhou. É muito comum a gente receber pessoas com os dentes condenados e você poder devolver uma função mastigatória, uma função estética. Então, pra mim o maior pagamento é a gratidão. é poder ver o sorriso de uma pessoa no fim do tratamento e ela falar: ‘É isso que eu queria!’

Serviço:
Dr Roberto Alencar – Odontologia
Endereço: Vila Cremer – Areiópolis.
Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira das 08h às 18h30, sexta-feira das 08h às 17h30;
Telefone: (014) 99101-7305, (014) 3846-1483;
Facebook – Instagram
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]