Esse conteúdo é um oferecimento Univem e Colégio Bezerra de Menezes, instituições referência em educação e que apoiam as boas notícias em Marília.

Nascida em Marília, Patrícia, já passou por uma faculdade de Medicina, é formada em Ciências Moleculares, passou pela NASA e hoje é Consultora Externa da ONU.

Patrícia – Da NASA à ONU

Desde cedo, muito esforçada e acima de tudo, empenhada em seus estudos, começou a carreira acadêmica com a Medicina. Com o curso sendo deixado para trás, partiu para São Paulo e se formou em Ciêncas Moleculares (um curso de alta complexidade).

Após o curso, fez doutorado em Física Atmosférica, passando pela NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço). Fez pós-doutoramento, na área de economia e desenvolvimento sustentável.

Participando de vários congressos em diversos países, recebeu prêmios, incluindo uma menção honrosa da Prefeitura de Marília. Desde 2018 trabalha como Consultora Externa na ONU em Genebra, na área de cidades sustentáveis, economia e meio ambiente.

O Instituto

Em 2019 decidiu montar o seu próprio Instituto. O Ferrini Art Institute vem da junção de três áreas: arte, sustentabilidade e inovação. Ele tem como foco promover os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) do Milênio, definidos pela própria ONU.

“Apesar de ter montado um Instituto de arte, no entanto eu mesma não sou uma artista e não pretendo ser. Mas eu sempre amei arte como uma forma mais completa de expressão”.

São 17 no total. Combate à pobreza, igualdade entre homens e mulheres, combate às mudanças climáticas, educação para todos, entre outros. Certamente, são valores universais, que nos fazem caminhar para um futuro mais justo para todas as pessoas do planeta e estão todos interligados.

“Eu já trabalhava nesta área, mas quando comecei o trabalho em Genebra eu conheci o programa de comunicação oficial das ODSs, da própria ONU. E percebi que eles estavam trabalhando com projetos artísticos, filmes, dança, realidade virtual. Então comecei a elaborar o instituto usando as mesmas ferramentas da própria ONU”.

O instituto promove os ODSs, planejando e produzindo projetos ligados a eles, mas todos com um viés artístico. Por exemplo, neste momento estão trabalhando em três projetos. Um deles é um documentário e exposição sobre os refugiados que chegam à França a partir da Itália atravessando as montanhas nevadas, descansos e sem roupas. E tem uma ONG que trabalha no resgate deles.

“Nós estamos montando um documentário em 360 graus, que poderá ser visto por qualquer pessoa que tenha acesso à internet. Temos um outro projeto para promover a igualdade entre homens e mulheres”.

Projetos em Marília

“O Instituto é muito jovem, há projetos que eu estou trazendo para a cidade, todos eles bem no comecinho. Neste momento, há parcerias sendo construídas. Recentemente o Instituto recebeu uma menção honrosa da Câmara Municipal de Marília, através do vereador José Luíz Queiroz, com o qual mantemos sempre uma conversa muito produtiva”.

Além disso, a direção e produção do material audiovisual do Instituto está sendo feita pela Daiana Crepaldi, que tem também uma empresa sediada na cidade e já tem experiência em realidade virtual. Recentemente também nós apoiamos o Coletivo de Mulheres Marilia, coordenado pela psicóloga e docente Camila Mugnai Vieira em conjunto com outras mulheres.

Além disso, para o projeto que o Instituto tem em arte e igualdade de gênero, fizemos uma parceria com o Grupo Elza Soares, um grupo de estudos de enfrentamento à violência de gênero coordenado pela mariliense Camila Ricci, advogada e membro do conselho de ética da OAB do Paraná.

“Nós estamos abertos a parcerias, que seguramente passam por um processo de curadoria da parte do Instituto. A questão do desenvolvimento sustentável é séria, e não pode ser uma bandeira comercial. Preferimos crescer devagar, mas com projetos sólidos”.

Então, as conexões com Marília, especialmente mulheres empreendedoras marilienses segue firme, e esperamos que ela continue se expandindo.

“Marília é a cidade onde eu nasci, tenho muita vontade de vê-la crescendo e cada vez melhor”.

Redes Sociais

Facebook: Ferrini Art Institute
Instagram: ferriniartinstitute
YouTube: Ferrini Art Institute


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é um oferecimento Univem e Colégio Bezerra de Menezes, instituições referência em educação e que apoiam as boas notícias em Marília.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui