Esse conteúdo é um oferecimento Univem e Colégio Bezerra de Menezes, instituições referência em educação e que apoiam as boas notícias em Marília.

Ivan Lima, originário de Marília, levou o nome da cidade para o exterior com orgulho e estudos. Em uma infância repleta de brincadeiras e diversão. Era uma criança mais agitada que a média, como ele mesmo diz, no entanto, costumava tirar notas satisfatórias na escola.

“Eu sempre fui muito curioso e meus pais achavam que eu ia ser engenheiro ou médico, mas eu não tinha muitas preferências, talvez por não conhecer muito das profissões.”

Como todo adolescente conheceu as matérias escolares e se encantou por Biologia e Física. Optando academicamente pelo curso de Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1998.

“Tudo que é relativo à natureza, vida, universo, ciência e tecnologia sempre me interessou.”

Em 1980, ano que marcou a passagem do cometa Halley, seu pai comprou uma luneta para observá-lo. No entanto, acabaram não conseguindo, pois o cometa não foi muito visível.

Uma lembrança que marca a trajetória de Ivan é a campanha de uma marca de chocolate. Que fez cartões que traziam figuras e informações dos planetas.

Desafios ao longo da carreira

No entanto, nem tudo são flores. No começo, havia poucas informações sobre a área que ele atua, a Astrobiologia.

Portanto, um de seus maiores desafios foi conversar com pesquisadores brasileiros. Mas, felizmente haviam professores na UEL que ofereciam disciplinas optativas relacionadas ao tema e foi aproveitado.

Além disso, frequentava a seção de astronomia da biblioteca central da universidade e procurava livros estrangeiros; que traziam esse tipo de conteúdo em seus capítulos finais.

Trabalhar divulgando a ciência e combatendo a desinformação não é simples. É como remar contra a maré, pois vai contra o interesse de muitos no poder e há pouco incentivo formalizado para isso.

Ivan e a maturidade científica

A defesa de sua tese de doutorado em 2010 marcou sua carreira, pois teve a participação de uma cientista da NASA, a Dra. Lynn Rothschild, sua supervisora na organização americana.

Dra. Lynn, Ivan e seus companheiros na NASA

Em termos profissionais, sem dúvidas a produção científica com artigos de alto impacto. Juntamente com a rede internacional de pesquisadores e colaboradores que construiu até agora. São seus maiores frutos colhidos ao longo de sua carreira.

O sentimento de estar sempre começando é o que move Ivan, e principalmente estar no lugar onde cresceu, entre amigos e familiares.

Grupo de Astronomia em Marília

No início de 2016 tomou conhecimento da existência do Grupo Regional de Astronomia de Marília. O grupo começou em 2011 sem muitas pretensões, no entanto, foi crescendo ao longo dos anos. Durante várias conversas, revitalizaram o grupo. Além disso, criaram uma diretoria e realizavam eventos em parceria com a Secretaria de Cultura e Educação.

Com atividades abertas ao público, exceto durante a pandemia, tem como objetivo manter um grupo ativo. Sempre promovendo o engajamento das crianças, jovens e entusiastas com temas ligados à astronomia, ciências e tecnologia.

Nossas atividades são abertas ao públicos, exceto agora na pandemia, quando estamos nos re-estruturando. Nosso objetivo é manter um grupo ativo de troca de idéias, sempre promovendo o engajamento das crianças, jovens e entusiastas com temas ligados à astronomia, ciências e tecnologia.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é um oferecimento Univem e Colégio Bezerra de Menezes, instituições referência em educação e que apoiam as boas notícias em Marília.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui