Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa madrinha que apoia as boas notícias em Lençóis Paulista.

Atualmente, Laureana da Conceição é o nome de uma das ruas do bairro São João, em Lençóis Paulista. O que muitos não sabem, é quanta história existe por trás desse nome.

Dona Laureana veio para Lençóis Paulista logo após a alforria, junto com Dona Luciana, também ex-escrava, que havia sido involuntariamente separada de seu esposo, quando o mesmo foi vendido a um coronel de Minas Gerais. Nunca mais tiveram notícias dele.

Livres e sem perspectiva de reencontrar os familiares cuja escravidão lhe tomara, ambas vieram para Lençóis Paulista com um filho de Luciana, Maximiliano, e se instalaram na rua 13 de Maio, em um barraco muito simples até mesmo para a época.

Tanto Dona Laureana, como Dona Luciana, trabalharam muitos anos em casas de família na cidade. Tinham o hábito de colocar suas cadeiras em frente suas casas e pitar cachimbos durante longas conversas que por anos embalaram bonita amizade.

Dona Laureana tinha fama de muito honesta e sincera, tornou-se uma senhora de muitas amizades ao longo da vida. Costurava suas próprias roupas que eram rigorosamente limpas e bem cuidadas. Usava belos lenços caprichosamente amarrados em seu cabelo.

Teve dois filhos: Pedro e Clara. Apesar de ter vivido de forma modesta e íntegra, foi deixada pelo esposo e, após alguns anos, pelos filhos. Passou a terceira idade sozinha, mas sempre amparada por famílias amigas. Com idade avançada parou de trabalhar como doméstica e, passou a se dedicar aos cuidados de seu humilde lar.

Se fez também, muito presente na comunidade católica de Lençóis Paulista. Devota de São Benedito, não perdia uma missa, participava de todos eventos religiosos, inclusive procissões longas e exaustivas já com certa dificuldade, recorrente de seus mais de 80 anos na época.

Dona Laureana faleceu aos 104 anos. Quase sem complicações de saúde, tinha leve dificuldade para se locomover, o que fazia com que usasse bengala. Além de dar nome à rua no bairro São João, Dona Laurena tem alguns pertences expostos no Museu Alexandre Chitto.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa madrinha que apoia as boas notícias em Lençóis Paulista.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui