Para celebrar o mês da consciência negra, o Governo de Sergipe reuniu diversas atividades abordando a temática. Entre elas, a exposição Art In África e Orixás do Ilê Axé Obafanidê, que traz peças do acervo pessoal do produtor cultural Guga Viana.

Image result for Art In África e Orixás do Ilê Axé Obafanidê
(Foto:A8se/Reprodução)

O evento é promovido pela Secretaria do Estado da Inclusão, da Assistência Social e do Trabalho (Seit) e está aberto ao público para visitação no Espaço Zé Peixe até o dia 30 de novembro das 07h às 19h.

O pesquisador Guga Viana dedicou seu estudo por mais de 15 anos residindo por alguns países africanos.

“Durante o período que eu vivi na África, em vários países, sempre tive o olhar sobre a cultura local. Trouxe essa coleção para o Brasil e nós estamos apresentando para o público sergipano para dar informação e proporcionar outro nível de conhecimento sobre o continente africano, sem esquecer que temos grande parcela da nossa cultura e da nossa ancestralidade oriunda de lá”

A exposição dispõe de objetos em tecelagem, estátuas representando os deuses orixás e diversos. A exposição também contará com intervenções culturais e apresentações de capoeira, afoxé, além de rodas de conversas onde serão discutidas sobre a importância da cultura africana para a identidade cultural de nossos ancestrais.

exposição
(Foto:A8se/Reprodução)

Muitas das peças disponíveis para a exposição foram trazidas da Nigéria e posta para exposição com o objetivo de ampliar o conhecimento dos visitantes com a cultura africana.

“Isso é extremamente importante e enriquecedor porque as pessoas normalmente têm acesso à cultura em espaços que geralmente são mais elitizados, e o Espaço Zé Peixe é mais popular, mais acessível a todas as pessoas. É a disseminação do conhecimento através da arte, num mês que é muito significativo para nós, negros, e que traz uma reflexão sobre esse processo do racismo e traz também outras perspectivas de produção cultural e da arte produzida pelos negros. Isso é muito importante”
Iyá Sônia Oliveira, referência técnica para Povos e Comunidades Tradicionais da Seit

Se você tem interesse na programação para a semana da consciência negra acompanhe nosso post que fala sobre outras atrações com este tema.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui