Um grupo de estudantes da rede pública de Saquarema irá representar a região dos lagos no Nasa Human Exploration Rover Challenge, o evento acontece nos dias 16, 17 e 18 de abril em Hunstville no Alabama – EUA. A competição internacional desafia os estudantes numa atividade estimulante: criar e pilotar um Rover durante um percurso que simula as condições da lua e de Marte.

Entenda o projeto

Um Rover é, basicamente, um veículo para se movimentar em superfícies extraterrestres do tamanho de um carro de passeio, ele é movido à força humana e é feito para transportar tripulantes no espaço, durante a missão espacial.

Modelo de Rover usado no ano passado (Foto: Arquivo Pessoal)

Esse veículo está sendo construído em Saquarema e vai ser levado para a competição no Alabama. Ano passado, Felipe, líder do grupo, ficou em 13° lugar no ranking mundial deste mesmo evento. Ele garante que a experiência anterior foi de suma importância para que soubessem como aprimorar o veículo para a competição de 2020.

A Equipe

São mais de 100 equipes de todo o mundo concorrendo no desafio de Exploração Humana da NASA, apenas quatro são do Brasil. A equipe Brazil Monaco Global Institute (BMGIS), de Saquarema, atualmente, é composta por Felipe Valeriote (líder do time), Marcus Alexandre, Maycon Quites, Vinicius Donato, Daniel Martins, Rafaela Knauft, João Felipe e Lourival Zacharias, que é professor e orientador dos alunos.

Equipe Brazil Monaco Global Institute (Foto: Arquivo Pessoal)

Desafios

Construir um Rover não é uma tarefa fácil. Mas este não é o único desafio enfrentado pela equipe. Apesar do artigo 218 da nossa constituição firmar a obrigação do Estado de incentivar e promover a pesquisa e a capacitação tecnológica, a equipe tem recebido quase nenhum apoio do governo Brasileiro para a concretização do projeto e, por isso, têm buscado patrocínio dentro e fora do país. Os estudantes também criaram uma vaquinha online para conseguir arcar com os custos da viagem.

Por que as nações devem investir ciência?

Investir em adolescentes empreendedores e criativos como os de Saquarema e, sobretudo, na ciência, é muito importante. Segundo Neil deGrasse Tyson:

A ciência se destaca de todos os outros ramos de empreendimentos humanos pelo seu poder de testar e entender o comportamento da natureza em um nível que nos permite fazer previsões com precisão, e até mesmo controlar os resultados de eventos no mundo natural. A ciência melhorou nossa saúde, riqueza e segurança, que é muito maior hoje para muito mais gente na Terra do que em qualquer outra época da história humana.

A Solutudo estará na torcida, junto com a cidade de Saquarema, o Rio de Janeiro e todo o Brasil pela Brazil Monaco Global Institute!

“Em algum lugar, algo incrível está esperando para ser descoberto.” Carl Sagan


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui