Que o coronavírus está avançando e deixando muita gente preocupada, é fato.

Em Mineiros, até o momento em que essa matéria foi escrita não existe nenhum caso confirmado ou em investigação.


Boletim epidemiológico nº 1- Covid-19 (17/03/2020)

A Prefeitura de Mineiros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde, em face da pandemia do coronavírus, informa:
*Casos confirmados em Mineiros: 00*
*Casos em investigação: 00*

A Secretaria Municipal de Saúde informa que está tomando todas as medidas epidemiológicas necessárias para conter a disseminação da doença e que, até o momento, não há registro de casos suspeitos no município .

A pandemia que começou na China afeta principalmente idosos, asmáticos, pessoas com doenças do coração, fumantes, diabéticos, entre outros.

Porém, isso não quer dizer que quem não está no grupo de risco não deva se proteger. Afinal, para evitar a propagação do Covid-19, todos devem estar saudáveis.

Por isso, separamos algumas dicas de medidas que ajudam a controlar o problema e manter a saúde pública.

Beijinhos e abraços? Não!

É um hábito brasileiro cumprimentar as pessoas com beijinho no rosto e encostar. Mas é o momento de dar um tempo nesse hábito.

Por se tratar de um vírus, uma das formas de transmissão do Covid-19 é o contato com gotículas de saliva ou secreção. Imagina a facilidade de transmissão quando beijamos, abraçamos e tocamos as pessoas? Bora deixar esse hábito de lado para o bem de todos.

Parar de estocar comida

Muitas pessoas esto indo aos supermercados e comprando grandes quantidades de comida para não terem que sair de casa.

Apesar de fazer sentido inicialmente, pois a ordem é evitar sair de casa, isso prejudica muito as pessoas com menos recursos financeiros.

Evitar o estoque de alimentos é pensar no coletivo. Foto: Unsplash

Pense: tem 100 sacos de arroz no mercado, você compra 50, a demanda aumenta e o preço também. Depois, quando uma pessoa menos favorecida for comprar, o preço estará muito alto e ela não terá como comprar.

É preciso pensar no coletivo e não estocar comida, ok?

Não compareça a eventos

Mesmo que não tenham sido cancelados, não vá a festas, reuniões, casamentos ou qualquer aglomeração pública.

Esse encontro de pessoas facilita a disseminação do coronavírus. Por isso, o recomendado é que os eventos sejam cancelados.

Respeite as medidas de higiene

Está sem fazer nada? Lave as mãos. Desceu do ônibus? Lave as mãos. Encostou em alguma maçaneta? Lave as mãos. A ordem é esfregar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, além de usar o álcool gel como aliado.

Cubra o nariz e a boca ao tossir. Assim, outras pessoas não terão contato com sua secreção. É importantíssimo fazer isso mesmo que você não esteja infectado, pois ajuda outras doenças a não se disseminarem, ok?

Forma correta de cobrir a boca ao tossir e espirrar. Foto: Reprodução/Facebook

Olá, delivery!

Se você tem condições financeiras, dê uma força para os serviços de entrega de comida. Isso evita que você precise sair de casa e entre em contato com o vírus.

Porém, lembre-se, se estiver com qualquer sintoma, informe durante o pedido. Assim, o entregador não corre o risco de se contagiar quando tiver contato com você, ok? É preciso pensar nos trabalhadores que não tiveram o privilégio de parar e ficar de quarentena.

Para te ajudar, separamos alguns serviços essenciais da cidade na quarentena.

Aplicativo do SUS

Se você não está com os sintomas do Covid-19, o indicado é que evite ir ao médico. Por isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) desenvolveu um aplicativo que dá dicas sobre prevenção, sintomas e outras informações úteis.

Ele está disponível tanto para Android quanto para i-Phone e é gratuito. Por meio dessa ferramenta, é possível ver unidades de saúde preparadas para receber pessoas que tiveram contato com indivíduos infectados com o Covid-19 saibam aonde ir.

Para baixar é só acessar a Play Store ou a Apple Store e buscar por Coronavirus – SUS, com esse ícone:

Aplicativo pode fazer a diferença para que mais pessoas acessem informações. Foto: Reprodução/Facebook

Se mantivermos a calma, nos informarmos e tomarmos medidas simples, como essas, podemos conter o avanço do coronavírus.

Aproveite para conferir esses cursos online do Sebrae para fazer durante a quarentena.

Bora pensar no coletivo!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Mineiros e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui