Respira que daqui a pouco esta fase vai passar e você voltará a estudar nas carteiras e ver seus professores pertinho! O foco nos estudos parece complicado quando estamos em casa, mas viemos te dar algumas dicas para continuar estudando com a mesma produtividade!

Filmes Estrelas Além do Tempo (Reprodução: Giphy)

EAD de primeira viagem

Um exemplo disto são as estudantes biriguienses Beatriz Pavarini e Carla Andrade. Elas mudaram os hábitos de estudos, já que agora têm aulas através de videoconferência.

Sobre os benefícios, Carla diz:

Acredito que você fica mais a vontade, tanto em relação ao ambiente, quanto em relação a conseguir perguntar mais para os professores. Agora, eu até quero perguntar mais e interagir.

Beatriz fez um espaço para estudar em seu quarto, ela ainda conta que sente saudade da sala de aula mas estudar com conforto está sendo uma nova e produtiva experiência. Ela sempre organiza os materiais antes e conta que sua participação aumentou, ela é bem participativa nos chats de videoconferência.

Passo a passo para ser produtivo

Nós conversamos com a Psicopedagoga Clínica e Diretora do SUPERA Ginástica para o Cérebro em Birigui, Alessandra Ramos Duarte Francisco, e ela deu ótimas dicas de como adaptar seus estudos em casa, confira:

  • Planeje-se em primeiro lugar! Você pode chegar a qualquer lugar sem planejar, mas para chegar a um destino certo é preciso saber o caminho.
  • Peça ajuda. Se planejar ainda é um desafio para você, peça a ajuda de quem sabe: pode ser um professor, um parente, um amigo ou pessoas mais experientes como em fórum de estudos, por exemplo.
  • Estabeleça horários identificando o período de maior produtividade para você. Se você se sente mais disposto à noite, muito pouco renderá pela manhã.
  • Organize o espaço de estudo. Diante de um espaço desorganizado seu cérebro enviará mensagens recorrentes de que há pendências, tarefas não concluídas. Isso irá distraí-lo;
  • Estabeleça metas exequíveis: Definido o conteúdo e o tempo disponível, faça uma boa distribuição do conteúdo pelo tempo. Você não ficará frustrado se cumprir sua meta! Seu cérebro terá a sensação de missão cumprida e você se sentirá recompensado!
  • Liste as tarefas e execute as mais desafiadoras primeiro. À medida que o tempo passa seu corpo vai ficando cansado e seu cérebro menos disposto. Deixe as tarefas mais fáceis e prazerosas para o final.
  • Estude em períodos de até 50 minutos e descanse 10. Enquanto estudamos enzimas especificas agem sobre nosso cérebro. Essas enzimas tendem a diminuir após esse período sendo necessária uma pausa para se refazer.
  • Seja resiliente e tolerante! Não desista ainda que esteja difícil. Tudo bem fazer alguns ajustes no início.
  • E lembre-se, você sempre pode pedir ajuda!

Concentração é atenção sustentada. Quando estamos sob influência de diferentes estímulos, como os dos aparelhos eletrônicos, passamos a utilizar a atenção alternada. Isso não significa que dividimos a atenção, mas sim, que ora estamos atentos a um estímulo, ora a outro. Para alternar a atenção o cérebro requer algum tempo para se reorganizar e responder ao novo estímulo gastando tempo e energia.

Explica Alessandra.

O que é a escola?

O que é o método Supera Ginástica para o Cérebro é um curso presencial de estimulação cognitiva, fundamentado nos pilares da educação, aprendizagem e neurociência. Eles utilizam ferramentas pedagógicas desafiadoras que potencializam as funções executivas do cérebro pela novidade, variedade e grau de desafio crescente.

  • Crianças: desenvolve a atenção, concentração, memória, raciocínio lógico, linguagem, pensamento lateral e função visoespacial que, aplicados ao contexto escolar, melhoram não apenas o aproveitamento, como a autoestima.
  • Jovens e Adultos: melhora a performance profissional e desenvolve diferenciais competitivos. Melhorando: foco, atenção, memória, desenvolvimento de estratégias, capacidade de liderança e pensamento lateral.
  • O SUPERA também é a primeira empresa brasileira a receber o Selo Empresa Amiga do Idoso, concedido pela Associação Brasileira de Gerontologia a empresas que desenvolvem programas voltados ao bem-estar do público 60+. Hoje, a terceira idade é o público mais fiel do SUPERA!

Quando o cérebro é estimulado de forma adequada, ativa conexões sinápticas e melhora suas funções, por isso a ginástica para o cérebro é recomendada por neurologistas.

Finaliza Alessandra.

As turmas são compostas por até 12 alunos,com amplo período de atendimento: das 8h às 20 horas, incluindo sábados pela manhã. O programa inicial tem duração de 18 meses, mas os benefícios são visíveis a partir do terceiro.


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Birigui!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Birigui e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui