Não sei se você sabia, mas celebramos no próximo domingo, dia 18 de abril, o Dia Nacional do Livro Infantil! ?? E a origem da data tem tudo a ver com um grande personagem da nossa literatura, viu? Comemoramos neste mesmo dia o aniversário do grande escritor brasileiro Monteiro Lobato, que entre tantas obras maravilhosas, nos deixou o Sítio do Picapau Amarelo. ??

E para nos ajudar a celebrar ainda melhor essa data, a professora da educação infantil Vera Lúcia da Silva selecionou alguns títulos brasileiros para você conhecer, pesquisar melhor e, quem sabe, já aproveitar nesse final de semana mesmo com suas crianças! Bora lá? ??

Quem Soltou o Pum?

O primeiro livro de nossa lista é simplesmente divertidíssimo! É sobre um cachorro que escapa e faz muito barulho em momentos e locais que não são lá muito convenientes. E entre uma aventura e outra, ops, nem sempre o nosso amigo consegue segurar o Pum… ?

Quem Soltou o Pum?

  • Autora: Blandina Franco
  • Editoria: Companhia das Letrinhas

Chapeuzinho Amarelo

O livro conta a história de uma menina amarelada que tem medo de tudo, principalmente de encontrar o lobo. Por conta disso, ela não se divertia, não brincava, não dormia e não comia direito. Mas ao longo das páginas, essa menina nos surpreende e nos ensina uma valiosa lição sobre coragem e superação. ?

Chapeuzinho Amarelo

  • Autor: Chico Buarque
  • Editoria: Autêntica

O Menino que Tinha Medo de Errar

Pedro, o menino que tinha medo de errar, vivia preocupado. Preferia passar os dias sozinho, confinado em sua casa, a aproveitar a companhia dos amigos, porque tem medo de fazer alguma coisa errada nas brincadeiras. A escola, então, é uma preocupação sem fim para ele! Mas, com a ajuda de uma fada, Pedro percebe que viver reprimido o impede de experimentar momentos incríveis. ?

O Menino que Tinha Medo de Errar

  • Autora: Andrea Viviana Taubman
  • Editoria: Grupo Editorial Zit

Ao redor do mundo

Para completar nossa lista de indicações, a professora Vera também selecionou outros 3 livros de escritores de outros países! ? Vamos lá ver quem são eles? ?

O Monstro das Cores

Essa obra é muito cativante, pois fala numa linguagem simples e através das cores de emoções como a alegria, tristeza, raiva, medo e tranquilidade, sempre utilizando o cotidiano das crianças. ?

O Monstro das Cores

  • Autora: Anna Llenas
  • Editoria: Aletria

Um tanto perdida

Aqui é contada a história de uma corujinha que está procurando sua mamãe e não consegue ser muito específica ao descrever suas características – o que dificulta, e muito, o reencontro -, tornando sua jornada muita engraçada. ?

Um tanto perdida

  • Autor: Chris Haughton
    Editoria: Ática

Douglas Quer Um Abraço

O ursinho Douglas quer encontrar um abraço perfeito, e durante sua jornada ele encontra diferentes tipos de abraços, e então verifica que o melhor abraço é de quem a gente ama. Um livro que estabelece vínculos e aproxima as crianças dos pais, pois incentiva a manifestação de carinho, autoestima e respeito à diversidade. ?

Douglas Quer Um Abraço

  • Autor: David Melling
  • Editoria: Salamandra

Para crianças e adultos aproveitarem!

Opa, e ainda não acabou, viu? Para você e suas crianças aproveitarem ao máximo o momento de leitura, a professora ainda deixa algumas dicas valiosas:

  • Sempre escolha livros, filmes e materiais adequados para a faixa etária das crianças, e com temas que elas gostem;
  • No caso dos livros, opte pelos que têm pouco texto, que possuam linguagem simples e ilustrações;
  • O horário para a leitura também é muito importante! Horários tranquilos proporcionam aconchego, por isso opte por momentos antes de dormir, por exemplo. Para momentos de leituras divertidas, priorize a hora após do café da manhã ou do lanche da tarde,

Vera ainda afirma que os benefícios da leitura são muitos e duradouros! “Além de fortalecer os laços afetivos, a leitura estimula o desenvolvimento mental, crítico, criativo, lógico, lúdico e sensível das crianças, fazendo com que tenham a consciência de si mesmas e, principalmente, a empatia pelo mundo, pelas pessoas e pelas coisas.”


Sabemos das dificuldades e, muitas vezes, da impossibilidade de algumas famílias em colocarem em prática tais sugestões. Mas, na medida das possibilidades, aproveite todo tempo disponível para sua família, para seus filhos! Seja para ler um livro, assistir um filme, ou apenas conversar e dar carinho e atenção, sobretudo nestes tempos de pandemia. Um dia eles – e o mundo, tenha certeza! – te agradecerão. ??


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui