Como está a quarentena por aí?

Aqui nossa equipe está produzindo muito conteúdo de casa para alegrar e dar esperança a vocês. Não poderíamos deixar de falar de uma data tão especial, já que nossa equipe é composta por jornalistas também.

dia do jornalista foi criado no dia 7 de abril de 1931, pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). 

Por estarmos na mídia, memes de jornalistas são constantes. Sandra Annenberg caindo ao vivo no programa “Como Será?” (Reprodução: site Giphy)

Como surgiu a data?

O principal motivo da criação do Dia do Jornalista está intimamente ligado a um episódio da História do Brasil. A data foi designada em homenagem ao jornalista e médico Giovanni Battista Líbero Badaró, morto no dia 22 de novembro de 1830.

Outro motivo é que, no dia 7 de abril de 1908, foi criada a própria ABI. Idealizada pelo jornalista Gustavo Lacerda, a associação situa-se no Rio de Janeiro e é um centro de ação que tem como objetivo assegurar os direitos à classe jornalística.

Audiovisual e o jornalismo

Você já deve ter assistido algum documentário, mas sabia que eles são produzidos por jornalistas? Esta é só uma das áreas que o profissional da comunicação pode atuar.

Separamos alguns filmes e séries que apresentam ao público um pouco desta diversidade em receber informações e conta histórias. Confira:

Cidadão Kane (1941)

Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst, magnata estadunidense dono de uma grande rede de jornais, Cidadão Kane é narrado através de memórias pesquisadas por um jornalista. Apesar de se pautar na história de Hearst, no filme o personagem principal se chama Charles Foster Kane, que vai de garoto pobre do interior a dono de um império de jornalismo e publicidade.

Zodíaco (2007)

Zodíaco é ambientado nos Estados Unidos dos anos 60 e 70. Um serial killer envia cartas encriptografadas para três jornais assumindo assassinatos e ameaçando cometer outros se essas cartas não fossem publicadas. O cartunista de um dos jornais (Jake Gyllenhaal) decifra as cartas e resolve investigar a identidade do assassino, ajudado pelo repórter policial (Robert Downey Jr.).

Repórter e cartunista de um jornal tentam decifrar a carta do serial killer Zodíaco. Reprodução: web.
Todos os Homens do Presidente (1976)

O filme, de cunho histórico, se passa nos Estados Unidos no início da década de 70 e relata a investigação jornalística que culminou na renúncia do então presidente Richard Nixon. Pautado na realidade, o longa exibe cenas históricas combinadas com aquelas que foram gravadas por atores.

Tropa de Elite 2: o Inimigo agora é Outro (2010)

Apesar de não tratar especificamente sobre jornalismo, o filme Tropa de Elite 2 ilustra a difícil realidade da qual passam os jornalistas brasileiros. O Brasil é um dos países mais perigosos para a profissão, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Atriz Tainá Müller interpreta uma repórter no filme Tropa de Elite 2. Reprodução: web
Press (2018)

Série de ficção da BBC que acompanha a rotina de dois grandes jornais: The Herald, um jornal de esquerda que se esforça para se adaptar à era das notícias digitais, e o The Post, um próspero tabloide populista. Ambos ocupam o mesmo quarteirão e competem pelas notícias do dia.

Série Press. Reprodução: web.
Seguindo os Fatos (2018)

Série original do BuzzFeed, produzida com a Netflix. Cada episódio acompanha os repórteres do BuzzFeed investigando temas inusitados e polêmicos, além de pautas relevantes sobre política, cultura, tecnologia e comportamento, com a checagem de dados como aliada.

Scandal (2012)

A série exibida pela ABC, ambientada em Washington, conta a história de Olivia Pope, interpretada por Kerri Washington, ex-assessora de imprensa da Casa Branca, que atualmente comanda um escritório de gerenciamento de crises.


A notícia se faz com muito esforço, determinação e checagem de dados. Sempre confira a informação antes de compartilhar.

Feliz Dia do Jornalista. <3


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Birigui e no site da Solutudo Araçatuba!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba ou Birigui e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Este texto foi escrito por Julia Boni em seu período como redatora da Solutudo Araçatuba e Birigui.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui