Hoje, 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Pensando nisto, fizemos um guia cinematográfico para você entender um pouco mais como é a vida de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Série Atypical (Reprodução: Giphy)

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o autismo afeta uma em cada 160 crianças no mundo. Portanto, ainda há uma multidão que vive sem ser reconhecida pela sociedade, ou por falta de representatividade, ou porque, quando ela existe, é carregada de preconceitos e estereótipos.

Nesse sentido, as produções cinematográficas sobre autismo são uma vitrine da diversidade que existe no espectro. Confira:

Filmes

Loucos de amor (2005)

Para quem gosta de histórias de amor, essa é uma boa indicação. O longa-metragem trata do encontro de duas pessoas que têm um tipo de autismo chamado de Síndrome de Asperger. Elas se conhecem em um grupo de apoio e se apaixonam. Quem assiste ao filme acompanha o desenvolvimento desse relacionamento.

Confira um trecho do filme:

Rain Man (1999)

É um dos filmes sobre o autismo mais conhecidos. Este longa, protagonizado por Tom Cruise e por Dustin Hoffman, lhe valeu um Oscar de melhor ator coadjuvante. O filme narra a história de Charles, um jovem vendedor de carros que, no funeral de seu pai, descobre que tem um irmão mais velho secreto. Este, interpretado por Hoffman, tem autismo e, além disso, herdou grande parte da herança.

Confira o início do filme:

Tudo que Quero (2017)

Dakota Fanning interpreta Wendy, uma jovem portadora de autismo submetida a uma rotina diária. Fã de Star Trek, ela deseja participar de uma competição de escrita. Decidida a entregar seu manuscrito, ela dribla sua cuidadora e sua irmã (Toni Collette), partindo em uma aventura sozinha.

Mary & Max – Uma Amizade Diferente (2009)

Primeira animação a abrir o Festival de Sundance, o filme centra na amizade de uma solitária menina de oito anos e um homem de 44 anos com Síndrome de Asperger. Moradores de continentes diferentes, eles trocam cartas e desenvolvem uma amizade singular.


Séries

Atypical (2017)

Foi com a história de Sam Gardner, um estudante de ensino médio diagnosticado com Síndrome de Asperger (uma forma leve de autismo) que parte em busca de uma namorada, que a série “Atypical” conquistou o público. Ela está disponível na plataforma Netflix.

The Good Doctor (2017)

Dr. Shaun Murphy, é um médico autista que enfrenta diversas dificuldades para ganhar o respeito de todos no ambiente de trabalho. Entretanto, o tipo de autismo que o médico tem não é tão discutido popularmente. O personagem de Freddie Highmore é diagnosticado com a Síndrome de Savant, um tipo de autismo que tem algumas particularidades bem interessantes. 

São síndromes, idades e vidas diferentes de cada personagem. O Espectro Autista é enorme e deve ser tratado com respeito.

Confira matéria com o AMA Araçatuba: O que você precisa saber sobre autismo?

O cinema é um aliado na informações e na empatia, mas não deve ser utilizado como diagnóstico médico e não contém todas as informações do mundo.

Leia, informe-se e respeite.

Feliz 02 de abril.


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Birigui e no site da Solutudo Araçatuba!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba ou Birigui e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: julia.boni@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui