Esse conteúdo é um oferecimento Univem, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Duartina.

Com a eclosão da Guerra do Pacífico, aumentou-se a procura mundial pela seda em virtude da falta de oferta do produto por parte do Japão.

Com isso, o preço da Seda aumentou consideravelmente, o que motivou integrantes da família Fujita a retomar as atividades, plantando inicialmente 3 mil pés de amoreiras.

História da seda

Ou seja, as folhas das amoreiras eram destinadas diretamente à alimentação das larvas do bicho da seda. O mercado em ascensão animou outras famílias japonesas e italianas a entrarem no ramo. Além disso, um fator importante, já que culminou em 5 milhões de pés de amoreiras em pequenas propriedades.

Nesta época houve diversos conflitos entre a colônia japonesa, culminando na cisão da mesma no pós-guerra entre Kachigumis ou “vitoristas”. Que acreditavam que o Japão havia ganhado a guerra; e Makegumis ou “derrotistas” – que não acreditavam na vitória do Japão.

O clima de estabilidade entre a colônia japonesa de Duartina permitiu que os produtores continuassem a produção de bicho da seda.

Duartina também experimentou da política de comércio exterior do Japão que chegou em 1970 ao município através da iniciativa dos imigrantes japoneses Yamada e Yamaguchi.

Home

Além disso, a atividade econômica que persistiu fortemente em Duartina foi a sericicultura, o que levou a cidade a ostentar o título de capital nacional da seda. As tecelagens instaladas no município, que compravam a produção de casulos das propriedades familiares, formaram um exército de mão de obra feminina. Contratando poucos homens para o trabalho na linha de produção, forçando muitos à emigração. 


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br


Esse conteúdo é um oferecimento Univem, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Duartina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui