Com mais de 100 anos, o hospital de Leopoldina se mantem firme na batalha!

Hoje dia 02 de julho é comemorado dia do hospital! Sim, o dia de quem tem sido um dos nossos principais heróis, se mantendo firme na batalha nestes tempo de pandemia, a Casa de Caridade Leopoldinense.

acervo CCL

Segundo pesquisas, o registro mais  antigo que temos sobre a Casa de Caridade Leopoldinense, ou CCL (este é o nome do hospital de Leopoldina) é o seguinte: Os médicos Joaquim Custódio Guimarães Júnior e Joaquim Antônio Dutra faziam parte da Comissão de saúde da Câmara Municipal e votaram a favor da Lei número 24/1894, conforme o relatório assinado pelo então presidente da Câmara, Lucas Augusto Monteiro de Castro. Neste endereço ela funcionou por 6 anos até que em 20/07/1902 fora lançada a pedra fundamental no local onde funciona até hoje.

acervo CCL

A Casa de Caridade de Leopoldina recebeu durante sua existência ilustres visitantes como Getúlio Vargas, Rubens Braga e outros. Mais esse assunto ficara para uma outra matéria!

Infelizmente como todos sabemos o hospital, a anos vem passando inúmeras dificuldades, mas com o esforço de todos (incluindo de forma bem expressiva da iniciativa privada) tem superado os muitos problemas dando um atendimento de bom nível e com profissionais gabaritados que não deixam a peteca cair.

Como alguns belos exemplos, de que todos têm ajudado neste propósito, podemos comentar a iniciativa da Coopemata que está realizando neste mês a Conexão Solidária pra levantar fundos para contribuir no combate ao Covid-19 no qual a CCL será em Leopoldina a instituição que receberá os recursos arrecadados (saiba mais no link https://sicoobcoopemata.com.br/conexaosolidaria).

casa de caridade leopoldinense
Foto: Dayana Valle

Juntamente a isso as Fazendas do Basa, na pessoa do senhor Evandro do Carmo Guimarães efetuou uma doação de animais para serem vendidos e a renda revertida também para a CCL.

No entanto, não poderíamos deixar de citar também a parceria entre a Unimed Leopoldina, a Associação Médica, várias empresas da cidade e a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina – ACIL, que desde 2014 abraçam o projeto Amigos da Casa de Caridade de Leopoldina.

arte Cristiano Fofano

O projeto tem a intensão de captar recursos através da participação da sociedade, para melhoria da área de hotelaria da Casa de Caridade Leopoldinense, visando elevar o patamar de atendimento aos pacientes, e acompanhantes, na necessidade de internações.

arte Cristiano Fofano

A primeira e segunda fase, que tinham as metas de reformar a ala cirúrgica, a maternidade e ainda criar mais quartos, já foram concluídas. A terceira fase que vai atender mais algumas necessidades foi iniciada, porém, devido a pandemia precisou ser interrompida. Contudo, se você quiser fazer parte desta grande obra em favor de todos nós Leopoldinenses, entre em contato com a ACIL (pelo telefone 3441-2896 que também é whatsapp). Afinal se precisarmos, seja qual for a situação financeira, é lá que buscaremos o primeiro socorro.

arte Cristiano Fofano

E aproveitando este dia fica aqui nosso muito obrigado a instituição que há mais de 100 anos vem fazendo o bem para nossa cidade. Sem esquecer de nossos guerreiros os profissionais que lá trabalham e estão na linha de frente desta luta que vivemos nos dias atuais.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão de pauta em Leopoldina e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: romulo.nascimento@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui