Empresas que desejam obter sucesso devem ter estratégias bem definidas, sendo possível contar com o marketing, que tem como conceito a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores.
De acordo com a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento.
“Estimulamos os nossos clientes a inovarem e otimizarem seus canais de atendimento e comunicação, como meta temos a objetividade de inserir o marketing nos pequenos negócios a fim de trazer visibilidade e aumentar o lucro”, afirma o Co-fundador e CEO da Solutudo, Rafael Régis Somera.
“Aqui no interior, utilizamos o marketing local que possibilita uma personalização e diferencial se comparado ao marketing tradicional, proporcionando uma fidelização maior de clientes e aumentando a clientela”, acrescentou.
O marketing local, como o próprio nome sugere, tem como foco a localização, utilizando a parte geográfica como estratégia de divulgação da empresa.
Por isso, ele é muito usado por estabelecimentos como lojas, restaurantes, supermercados, farmácias, padarias, etc. Investindo na promoção para atrair pessoas próximas aos estabelecimentos e ganhando mais visibilidade.
A exemplo disso, e em tempo de crise, o empresário Gilberto, dono de uma lanchonete no interior de São Paulo, usou sua criatividade para inovar uma receita: acoxinha gigante, de mais de meio quilo! O empreendedor criou a coxinha gigante, de mais de meio quilo, e utilizou do marketing local para divulgar a novidade.
Após a divulgação da grande coxinha nas redes sociais, em parceria com a Solutudo, a lanchonete do seu Gibas foi de 15 coxinhas vendidas por dia para 500.
O tamanho da coxinha gerou muita curiosidade nos clientes que a batizaram de “Big Coxinha”.
Com esse case de sucesso, Rafael Régis Somera, Co fundador e CEO da Solutudo, cita os mitos e verdades sobre o Marketing Local:
1- Ser um diferencial nas cidades do interior (VERDADE):
A forma de se comunicar com o público passou por muitas alterações, mudando o jeito de apenas divulgar por indicações, o marketing local veio para ser um diferencial e se alinhar aos comportamentos dos consumidores.
2- Muito caro e não tem retorno (MITO):
Não é necessário gastar rios de dinheiro, uma boa estratégia de publicações e foco no público alvo já garante bons resultados.
3- Melhor relacionamento com o cliente (VERDADE):
O marketing local garante que o contato seja mais objetivo e direto com o consumidor, entendendo quais são suas maiores questões e especificidades.
4- Serve apenas em empresas que atuam digitalmente (MITO):
Muitas empresas estão nascendo no digital, apostando agora na aquisição de novas tecnologias e redes sociais, mas empresas que têm suas lojas físicas também conseguem atrair mais clientes ao contar com as estratégias de marketing.
Na Solutudo, por exemplo, eles estimulam a utilização do WhatsApp que é um canal que a maioria das pessoas já consegue manusear e se comunicar, sendo um dos principais canais de comunicação.
5- Ganho de vantagem competitiva (VERDADE):
Produzir conteúdos garante que a criatividade possa ser colocada em prática, se destacando da concorrência e oferecendo produtos que apenas o seu estabelecimento pode proporcionar àquela região.
O marketing digital local veio para mudar as formas das empresas se conectarem e falarem com o seu público, ele permite o engajamento nichado com os clientes, e é referência em estratégia de divulgação e comunicação.
Sobre a Solutudo
Rafael Régis Somera e Erika Roberta Morales, há 15 anos, fundaram a marca Solutudo que apoia as pequenas empresas com soluções que oferecem uma ponte entre os empreendedores e os clientes, facilitando a jornada de compra e venda, ao oferecer as melhores referências do mercado.
Hoje, a Solutudo possui mais de 16 milhões de empresas cadastradas, gratuitamente.
A missão da marca é trazer visibilidade às pequenas empresas, valorizar a qualidade de um serviço e/ou produto e impulsionar a prospecção de novos clientes para o seu negócio.
Confira a matéria na íntegra: Capital Econômico