5 motivos que vão fazer de você um doador voluntário

Um gesto simples que vai fazer de você um doador de sangue e salvar vidas

No o momento em que vivemos, os estoques do banco de sangue de Leopoldina esta abaixo do nível ideal. Seja por medo ou qualquer outro motivo, veja 5 motivos que vão fazer de você um doador voluntário de sangue

1-Uma única doação pode salvar até quatro vidas

🩸Se você está em boas condições de saúde, doe. Afinal, é uma atitude simples, rápida e segura que pode ajudar até quatro pessoas. Vale lembrar que, quando alguém precisa de uma transfusão de sangue, só pode contar com a solidariedade de outras pessoas.

2- Não existe substituto para o sangue

🩸A ciência avançou muito e fez inúmeras descobertas. Mas nenhum cientista ainda encontrou outra maneira de atender alguém que precise de sangue, além da doação. Existem alguns produtos sintéticos que podem até retardar uma transfusão, mas esse é um método paliativo e temporário, que não substitui o sangue humano.

3- Não há risco de contrair doenças durante a doação

🩸Além de todo material utilizado durante a coleta ser esterilizado e descartável, todos os candidatos a doação são submetidos a uma entrevista clínica, onde serão avaliados os critérios de doação, conforme legislação vigente do Ministério da Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Sendo assim, não há nenhum risco de contrair qualquer doença durante a doação.

4 – Seu organismo repõe rapidamente o sangue doado

🩸Um adulto, seja do sexo masculino ou feminino, possui em média cinco litros de sangue em seu corpo. E em uma doação são coletados no máximo 450 mililitros. Ou seja, menos de 10% de todo o sangue do seu organismo. Esse volume é reposto em 24 horas pelo organismo.

5- O doador tem direito a um dia de folga no trabalho

🩸Voluntários que doarem sangue têm direito a um dia de folga a cada 12 meses trabalhados, desde que a doação esteja devidamente comprovada, de acordo com os termos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Para doar sangue em Leopoldina vá ao Polo de Saúde Agostinho Pestana da Silva Neto que fica na rua Santa Filomena, 250 no centro pertinho do hospital toda Quinta-feira: 08:00 às 16:00 Telefone: (32) 3449-6448. Salve vidas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui