Esse conteúdo é um oferecimento da PrataNet, empresa que apoia as boas notícias de São Manuel.


Varal do Bem

O Varal do Bem é uma ação social com a finalidade de despertar a solidariedade na comunidade, gerando consciência social quanto ao descarte de roupas usadas. O objetivo é oferecer peças de roupas a quem precisa, em um varal comunitário, que fica posicionado em frente à sede da Vila Vicentina em São Manuel.

Ali, as pessoas podem doar (pendurando as roupas no próprio varal) ou mesmo deixando em caixas em frente à sede.

A ideia é que as pessoas carentes fiquem livres para pegar as roupas que mais se adequarem a elas. Daí o slogan da campanha “Quem tem, doa. Quem precisa, tira.”

Sociedade de São Vicente de Paulo

A Sociedade de São Vicente de Paulo, foi fundada por Antônio Frederico Ozanam, em 1833, na França. No início, eram apenas 7 membros e, em menos de 1 ano, a sociedade católica já contava com centenas de integrantes.

Nesse momento, surgiu a necessidade de formar uma associação. “Ozanam” escolheu o Santo São Vicente de Paulo como patrono, devido a seus feitos diante da pobreza e também por ser reconhecido como o pai da caridade.

Hoje, está presente em 154 países e o Brasil é o país que conta com mais vicentinos. Para ser um vicentino, é necessário participar de grupos chamados de conferências, que se reúnem semanalmente para discutir formas de ajudar e de promover as famílias assistidas pela sociedade.

Em São Manuel são 4 conferências, com média de 8 a 10 integrantes cada. Também temos as Obras Unidas, que são de personalidade jurídica – como asilos para idosos, serviços de convivência para crianças e adolescentes, hospitais, creches, entre muitos outros serviços.

A Vila Vicentina

Já a Vila Vicentina foi fundada em 1943, e iniciou o atendimento a famílias muito pobres. Depois, passou a atender mulheres viúvas com filhos (e separadas com filhos também), até que as mães conseguissem criar e educar os filhos.

Outros segmentos de atuação da Vila Vicentina são:

Acolhida de idosos, tanto casais pobres como senhoras viúvas;

Atendimento a crianças carentes em idade/presença escolar. Iniciado em 2013, esse projeto se chama Semeando Novos Caminhos e atende 75 crianças de 6 a 15 anos (que precisam estar necessariamente matriculadas na escola).


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de São Manuel e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: alyn.rosa@solutudo.com.br

_________________

Esse conteúdo é um oferecimento da PrataNet, empresa referência em internet que apoia as boas notícias de São Manuel.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui