Esse conteúdo é um oferecimento da PrataNet, empresa que apoia as boas notícias de São Manuel.


Deca Jaba

São Manuel é a cidade de muitos artistas famosos, porém, a arte vai muito além de uma fama nacional, a arte vive dentro de cada são-manuelense, seja ao preparar um doce, ou mesmo ao pintar uma casa, os traços da personalidade, cuidado e expressão da pessoa estarão presentes em cada pincelada. 

Fachada pintada por Deca – Foto: Arquivo pessoal

Deca Jabá Vieira, pintor são-manuelense abriu seu diário para a gente e contou a sua bela jornada até se tornar um dos pintores mais conhecidos de São Manuel e região.

A vida do Deca

Para quem pensa que foi fácil está enganado, desde muito cedo Deca lutou e correu atrás da sua independência e passou por muita coisa até chegar onde chegou. 

O primeiro contato de Deca com a pintura foi em 1989 aos 14 anos, Deca aplicava fundo em portões feitos em uma serralheria da cidade. No mesmo ano ele passou por um grande trauma, a separação dos pais, Deca então foi morar com seu pai em uma cidade vizinha. Porém, não desistiu e continuou trabalhando, dessa vez em uma marcenaria. 

Em 1990 Deca passa por mais um trauma em sua vida seu pai se envolveu em um acidente e veio a falecer. Deca então retorna para São Manuel e conhece um pintor antigo na cidade e começa a trabalhar com ele como ajudante.

As raízes do Deca Pintor 

O pintor que havia contratado o Deca possuía muitos serviços, então Deca propôs trabalhar como empreiteiro para ele, assim ele teria mais autonomia para o trabalho e poderia construir algo dele.

Ele então começa a trabalhar neste modelo. Mas, todo começo é difícil, o fluxo de trabalhos era extremamente baixo. 

Deca pintando uma das igrejas de São Manuel – Foto: Arquivo Pessoal

Entretanto, Deca é são-manuelense e não desiste fácil assim e logo o universo coloca mais um parceiro em sua vida, um pintor chamado Roberto Troiano. Ele oferece para Deca uma parceria para um grande e importante trabalho de restauração de pintura das  igrejas em São Manuel. 

O quase não pintor e o amor 

Em 1997 Deca dá uma pausa na sua vida de pintor e volta a trabalhar com marcenaria. Porém, o amor estava no ar e em 1998 ele se apaixona, casa e ganha um dos maiores presentes, sua filha Beatriz. As coisas apertaram e novamente os bons ares estavam na direção dele. 

Deca Pintor em São Manuel

Zé Gomes, um empreiteiro de Bauru que estava construindo casas financiadas pela Caixa oferece uma oportunidade para Deca, ele pintaria todas as casas que estavam sendo construídas. Deca permanece com Zé durante 4 anos, além de fazer serviços por fora, como pintura de portões e outras casas. 

Foto: Arquivo pessoal

Depois de todas essas reviravoltas, Deca ficou até o ano de 2012 trabalhando com pintura, sendo um dos pintores mais conhecidos de São Manuel. No mesmo ano em 2012 ele abriu um comércio e saiu do ramo da pintura. 

Porém, o que o Deca faz é arte e ela deve ser mostrada para o mundo, então no ano de 2016 Deca volta para o mundo da pintura, segundo ele cada dia que passa seu trabalho vem sendo mais reconhecido deixando a sua marca por onde passa. 


“Com a ajuda de Deus espero colorir muito
ainda São Manuel e Região”, Ressalta Deca



Quer conhecer o trabalho do Deca de perto? Clique aqui e veja o Facebook dele.

Quer contratar o serviço do Deca? Clique aqui e veja as informações de contato dele.


Esse conteúdo é um oferecimento da PrataNet, empresa
que apoia as boas notícias de São Manuel.


Descubra outras boas histórias de São Manuel!

Amor de Pudim Gourmet e sua doce contribuição para São ManuelClique aqui e descubra!

O novo pode ser algo que já existe, mas quando você descobre na sua vida, pode mudá-la por
completo. Foi assim com Viviane Massa, empreendedora de São Manuel que descobriu nos doces um novo propósito de vida.


Gizelda, a galinha influencer que esbanja charme por toda São Manuel – Clique aqui e descubra!

Que o cão é o melhor amigo do homem todo mundo sabe, mas e a galinha? Será que ela pode ser a melhor amiga de uma mulher? Esta
história vem para mostrar que existe amor entre o ser humano e a natureza.


São-manuelense do distrito de Aparecida faz o bairro florescer com muito amor e carinho – Clique aqui e descubra!

A são-manuelense Olga di Camargo, moradora de Aparecida de São Manuel há 44 anos,
criou um lindo espaço com flores para alegrar a vida das pessoas.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui