Esse conteúdo é um oferecimento da PrataNet, empresa que apoia as boas notícias de São Manuel.


A professora ROSA APPARECIDA INNOCENTI DINHANE conhecida como “Dona Rosa”, é nascida em São Manuel, e tem muita história para contar.

A história com Brasília

Fato curioso: Dona Rosa, acompanhava seu marido caminhoneiro que transportava materiais para a construção de Brasília.

“Era uma vida muito sofrida, porém era muito divertido.”

Primeiros Estudos

Dona Rosa participou no Grupo Escolar “Dr Augusto Reis”, depois Normalista, na E.E. “Dr Manuel José Chaves”, diplomando-se em primeiro lugar, beneficiada com uma “Cadeira –Prêmio”. Fez Cursos Superiores, de Licenciatura pela ITE de Botucatu e de Pedagogia, pela USC de Bauru.

Magistério Público

Dona Rosa trabalhou como professora no primário e secundário durante 30 anos, e depois diretora escolar por 7 anos. E após sua aposentadoria foi diretora voluntária da APAE de São Manuel por 13 anos.

Atividade Jornalística

Ela exerceu a função jornalística desde 1950, na imprensa falada São-Manuelense (Rádio Clube de São Manuel e Rádio Nova), e escrita (Jornal O Tempo), participou como membro da Associação Paulista de Imprensa, com crônicas, que enfatizavam assuntos sobre mulher, crianças e dos portadores de deficiências.

Autoria e publicação de livros

VIDA VIVIDA (1978), ESPAÇO (1982), NA ILHAS DO MEU MAR (1990), O HOMEM A BEIRA DE SUAS ESTRADAS (1993) e TRILHA INQUIETA (1997).

Atuou como vereadora por 3 Mandatos, de 1963 a 1988, sendo que até o ano de 2012, a única mulher a eleger-se vereadora no Município de São Manuel.  Colaborou com relevantes serviços no encaminhamento de sugestões para a Constituição de 1988, através de sua participação na Ovepresp, Organização das Vereadoras e Prefeitas do Estado de São Paulo.

Frases de seus livros eram compartilhadas em placas como uma homenagem.

O que você achou da história da Dona Rosa? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de São Manuel e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: alyn.rosa@solutudo.com.br


Esse conteúdo é um oferecimento da PrataNet, empresa que apoia as boas notícias de São Manuel.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui