A nossa cidade é reconhecida por muitas coisas Brasil afora. Além de ser conhecida como a cidade do Tonico e Tinoco, São Manuel também é famosa por ser a terra do café e terra natal de gente importante, como a dupla sertaneja Tonico e Tinoco, Atriz Karina Bacci, Apresentador Emilio Súrita e o ator Otávio Augusto.

1. Rainha da Suécia é são-manuelense?

Não! A rainha não é são-manuelense, mas é filha de uma! Silvia Regina Toledo Sommerleath, Rainha da Suécia, é filha da São-manuelense Alice de Toledo Sommerlath e do alemão Walter Sommerlath.

Sua Mãe nasceu na sede da Fazenda Cafezal, neta de Joaquim Floriano de Toledo. Após seu pai ser nomeado representante de uma fabrica de aços na Europa. Silvia nasceu na Alemanha no ano de 1943, indo morar no Brasil de 1945 à 1952.

Por diversas ocasiões, a Rainha Silvia visitou a cidade e a casa onde sua mãe havia residido, localizado na rua em que leva o nome do seu bisavô.

2. 1ª apresentação de Tonico e Tinoco

Tonico e Tinoco foi uma dupla caipira considerada das mais importantes da história da música sertaneja, além de serem referência. A dupla entrou na lista dos maiores músicos recordistas de vendas da história mundial.

Em 60 anos de carreira, Tonico e Tinoco realizaram quase 1000 gravações, divididas em 83 discos. João Salvador Perez, mais conhecido como Tonico, nascido em São Manuel, em 2 de março de 1917, morreu aos 77 anos.

Tudo começou na Festa de Aparecida de São Manuel, no dia 15 de agosto de 1935, quando fizeram a primeira apresentação profissional. Junto com o primo Miguel, formavam o “Trio da Roça”. O trio então cantou na festa onde milhares de pessoas de todo Brasil visitam – até os dias de hoje.

3. Um dos grandes atores do Brasil é são-manuelense!

Otávio Augusto de Azevedo Sousa nasceu em São Manuel no dia 30 de janeiro de 1945. É casado com atriz Cristina Mullins desde 1986.

Otávio participou de alguns dos mais importantes espetáculos brasileiros, Iniciou sua trajetória em São Paulo, na primeira metade da década de 60, trabalhando em rádio e em dublagens e fazendo teatro amador desde então ingressou em seguida na tv e cinema.

4. A capela foi construída antes da cidade?

Segundo historiadores, a Capela de Santa Cruz teria sido edificada antes da criação do município de São Manuel, sendo este o primeiro monumento religioso localizada na frente á Av. Irmãs Cintra, teve ao seu entorno o antigo cemitério local hoje ocupado pelo Santuário de Santa Teresinha e um pequeno vilarejo.

A capela foi demolida nos anos 70 causando assim grande polêmica entre os moradores da cidade. Em seguida fora construída no local a “praça do cruzeiro”.

5. O professor do primário que se tornou uma estrela do futebol

O ex-futebolista Brasileiro Tales Flamínio Carlos mais conhecido como Tales, atuava na posição de atacante e defendeu grandes times, como o Corinthians e o Flamengo.

O talento de Tales com a bola nos pés fez com que muitos pais torcedores do Corinthians colocassem seu nome em seus filhos durante a segunda metade da década de 1960.

Ele era professor do primário e técnico em contabilidade, embora não exercesse nenhuma das profissões.

Dono de um futebol clássico e rápido, Tales surgiu no Ferroviária e, em 1966, o jogador chamou atenção do Corinthians, que o contratou.

E você? Conhece alguma curiosidade sobre São Manuel? Conta aqui pra gente!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de São Manuel e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

4.5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui