Esse conteúdo é um oferecimento Univem EaD empresa madrinha que apoia as boas notícias de Quatá.

Quatá, uma pequena cidade com 12.828 habitantes e que faz divisa com Paraguaçu Paulista, João Ramalho, Tupã, Borá, Quintana e Bastos.

Terras desconhecidas e habitadas por índios

O passado de Quatá como o de toda região oeste do Estado de São Paulo, pertence ao império selvagem dos índios Caingangues ou Coroados. Até o princípio do século XX, os mapas de São Paulo assinalavam essa imensa região com uma expressão genérica e imprecisa: “terras desconhecidas e habitadas por índios”.

Origem do nome Quatá

O nome Quatá, faz referência a um som emitido por uma espécie de macaco. O macaco-aranha, também nomeado como quatá (coatá), praticamente privado do polegar, tem uma capacidade descomunal com a cauda. A cauda funciona com a força e a agilidade dos outros membros, podendo ser considerada uma quinta mão.

Cine Palazzi, o cinema dos grandes e bons programas

Esta era a vinheta de abertura do Serviços de Alto-falantes de Quatá para anunciar os filmes a serem exibidos. Além disso, ainda está em nossas mentes a lembrança da música de abertura e fechamento dos filmes do antigo e extinto cinema (Summerplace – música de fundo).

Cada um deve ter em sua lembrança, o primeiro beijo, o primeiro filme proibido, a primeira namorada…o namoro escondido… O Cine Palazzi fez parte de nossas vidas.

Lembram-se de Mazzaropi? A cidade lotava, e no Natal quando passava “Nascimento e Morte de Jesus Cristo”, um filme do tempo do cinema mudo , mas os quataenses iam em massa.

Edifício Getúlio Vargas

 Uma foto antiga do Edifício Getúlio Vargas, nesta época sede social do Quatá Futebol Clube. Além disso, já foi até mesmo sede do Partido Social Democrático, biblioteca e escolas.

Ele tinha um andar a mais, no entanto, houve um incêndio e o último andar veio a ser desmanchado.

Cidade de Quata

Quatá Football Club

Antigamente, os moradores podiam torcer para Corinthians, Palmeiras, entre outro. No entanto, o time que mexia com o coração dos quataenses, era o extinto Quatá Football Club. O QFC de 1926, foi fundado junto com dois de seus principais idealizadores, Sr. Guido Pecchio e Sr. Maricato.

Zé do caixão em Quatá

Em 1977, Quatá foi cenário para um dos filmes de José Mojica Marins, que esteve na cidade para gravação do longa “Delírios de um anormal”.

Delírios de Um Anormal - 1978 | Filmow

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br.


Esse conteúdo é um oferecimento Univem EaD empresa madrinha que apoia as boas notícias de Quatá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui