Oratória é a arte de falar em público, com o intuito de influenciar ou entreter as pessoas. Para comemorar o Dia do Orador, trouxemos a história de três profissionais prudentinos que desenvolvem essa prática, utilizando a voz em diferentes áreas.  

Celebrante de Casamento

Apesar da timidez, Yvan Souza sempre foi apaixonado por discursar em público, mas a descoberta por essa paixão surgiu ao ser escolhido para fazer a apresentação do Festival de Música Estudantil na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) de Presidente Prudente.

“Ali aflorou mesmo o desejo de ser Mestre de Cerimônias. A partir deste momento, comecei a procurar cursos relacionados a esta área, como o de oratória que fiz aqui mesmo na cidade e, me ajudou bastante com a voz, postura e dicção. Este foi meu primeiro passo”, comenta.

Foi apenas o começo da jornada de estudos de Yvan, que desde então se matriculou em diversos cursos para aperfeiçoar sua fala, sendo o teatro um deles.

O celebrante assume que em sua infância não possuía essa facilidade em discursar, pois tinha certa vergonha e ficava apreensivo. Mas hoje, após tanto progresso, afirma que contar a história de um casal durante a celebração de casamento para várias pessoas é algo surpreendente.

“Você precisa preparar todo o texto, ter o tom certo para fazer com que o casal e os convidados se emocionem, e também possam se divertir no momento certo da cerimônia. Procurar entender os sentimentos e utilizar as palavras corretas para não errar”, relata.

(Vídeo: Arquivo pessoal)

Locutor de vendas/animador                   

Guilherme Napoleão tinha medo e aflição de falar em público. Começou a ficar mais desinibido durante sua graduação no curso de Jornalismo, onde conheceu muitas pessoas com histórias iguais a dele.

“Há sete anos comecei a fazer locução em porta de loja, era o único da minha sala a trabalhar com isso. Eu tenho uma comunicação envolvente, foi assim que descobri esse talento de envolver as pessoas e atraí-las para o interior da loja”, conta.

O jornalista alega já estar familiarizado com esse ambiente, mas continua apreensivo até hoje. Segundo ele, essa não é uma tarefa fácil, pois exige bastante empenho, dedicação e comprometimento devido a variação do público.

“A técnica vocal muda ao decorrer do tempo, falar em público demanda muita coisa, a voz desgasta a garganta, então existe todo um preparo antes. A dica que eu dou para ajudar as pessoas a superarem esse medo de discursar é: ‘Se joga!’, não tenha medo de errar, pois o público está lá para ouvir a mensagem que você tem para passar a eles”, ressalta.

(Vídeo: Arquivo pessoal)

Apresentador de Rádio

O locutor Décio Aparecido Gonçalves, conhecido por Déo, passou por diversas áreas exercendo sua oratória em porta de lojas, cerimonias, comerciais e aniversários, até finalmente se encontrar como apresentador de rádio.

Atualmente, ele comanda o programa Auto Rádio Show todos os sábados, das 10h às 13h.

“Tudo começou desde pequeno, quando escutava os locutores de rádio narrando e interagindo com os ouvintes, aquilo foi me encantando. Meu primeiro programa foi voluntário, quebrei a cara algumas vezes e pensei que nunca poderia atuar nessa área da comunicação, mas depois de alguns cursos me aperfeiçoei e comecei a trabalhar profissionalmente”, diz.

Assim como os demais, a timidez de Déo também era um grande obstáculo a ser superado, no entanto, os elogios que recebia após realizar um evento o encorajaram a se aprofundar na técnica da oratória, até conseguir se tornar um profissional da voz.

“Tive muita dificuldade no começo, ficava nervoso e muitas vezes a voz não saía, mas nunca deixei o medo me superar. Hoje, me sinto mais à vontade para me expressar e considero minha voz como um dom, pois tiro meu sustento através dela”, finaliza.

Atualmente Déo está na Rádio Prudente AM 1070. (Vídeo: Reprodução/Facebook)

A área que atua um orador é mais extensa do que podemos imaginar e, mesmo com tantos obstáculos, Yvan, Guilherme e Déo nunca desistiram de levar voz ao público!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo!E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

8 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom lembrar desses profissionais, o Deo pude conhecer pessoalmente muito talentoso e uma pessoa de um grande coração

  2. Muito bom parabéns pela matéria Deo conheço de Regente com sua simpatia no programa manhã jovem na nova aliança fm

  3. amei conhecer eles, sou fã do deo ouço todos os dias, e agora tambem aos sabado é um amor obrigado por lembrar dele voces estao de parabens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui