O balcão do comércio é o mesmo, desde 1950. Em uma conversa rápida apoiada sobre ele, Carlos Salemme aparenta ser mais um empresário brasileiro com boas histórias. Mas o que ele representa é algo maior.
O comerciante mantém vivo o negócio iniciado pelo bisavô, há quase 150 anos. A Casa Salemme é hoje considerada o comércio mais antigo do Interior de São Paulo e o segundo mais antigo de todo o Estado.
O início: escolhas que exigiram coragem
Uma história que começou em 1875, com uma família de italianos que chegava ao Brasil fugindo da Febre do Ouro Verde.
Liderada por Pietro Salleme, a família chegou à cidade de São Manuel, interior de São Paulo, e resolveu ficar, pois o cultivo do café era grande na região, logo oportunidades de trabalho também.
Mal poderiam imaginar que ali iniciavam o começo de algo que, hoje, faz parte da história do estado de São Paulo.
O Histórico da Loja
Antes de 1900, o comércio começou comercializando materiais para o trabalho na lavoura, como enxada, facas… com o passar do tempo, instrumentos para caça também foi o forte.
“Em 1901, meu avô começou a importar armas da Europa e virou um dos principais armeiros da região”.
Já chegaram na Quarta geração
É com muito orgulho e um largo sorriso no rosto que Carlos Salemme Filho continua o trabalho que começou com seu bisavô e mantém a história viva. Atualmente, o local vende acessórios para pesca e também faz manutenção de chaves.
“É um orgulho ser o comércio mais antigo do interior. Isso me dá vontade de continuar a cada dia”.
E a responsabilidade de manter uma clientela que confia na Casa Salemme há mais de um centenário? Isso ele faz muito bem.