O domingo promete ser um dia inesquecível com momentos nostálgicos. O evento “Chamada Geral” é um resgate do que já aconteceu lá no passado, quando artistas acreditaram que Ourinhos precisava enfrentar as dificuldades culturais da época de forma criativa, atraente e divertida. Você tem alguma lembrança desta época? E que tal conhecer mais sobre o evento?

História

Lá nos anos 80, jovens resolveram se reunir e criaram o Grupo Independente de Cultura e Arte (GICA) em busca de mais inspirações, emoções, produções em grupo e ir a fundo ao conceito de humanização. O objetivo era ir de encontro a tudo que só a arte pode nos oferecer. Assim, nasceu a Chamada Geral com realização do evento em praças da cidade.

Muito tempo depois, neste ano de 2021, o evento está voltando em um período que as pessoas mais precisam de arte para se sentirem vivas após quase dois anos de pandemia de coronavírus. Essa vontade da população de estar próxima de outras pessoas foi o principal motivador para membros do antigo GICA e da Associação de Amigos da Biblioteca (AABIP) decidiram recriar o Chamada Geral. Uma fantástica feira de arte e artesanato que será realizada na praça da Vila Margarida, no domingo dia 14.

“Será um encontro de artesãos, artistas e pessoas que se dedicam à gastronomia que vai durar o dia todo, embalado por teatro e muita música boa. E o evento renasceu em uma conversa entre amigos pela vontade de voltar a se reunir em atividades ao ar livre, além da necessidade de mostrarmos trabalhos que foram produzidos durante a pandemia. Tudo inspirado na Chamada Geral de 30 anos atrás. Somos voluntários organizando a chamada, a nossa recompensa será a satisfação de quem for à praça no dia 14”, conta Neusa Fleury, uma das organizadoras do evento.

Chamada Geral de 2021

O objetivo e a importância da realização deste evento se misturam, porque o ponto principal é o encontro de pessoas, é ter um evento caloroso e que as pessoas conheçam melhor os artistas de sua cidade, em qualquer vertente cultural.

“Eu gosto muito de eventos ao ar livre, especialmente em praças, porque estimulam a convivência. Estamos carentes de contatos, de humanização. A arte em lugar público democratiza o acesso, é de graça e não tem limites”, exalta Neusa.

Divulgação do evento. Foto: reprodução

E comida boa é o que não vai faltar! Quem for até a praça no domingo vai poder desfrutar de saborosos pratos orientais, comida árabe, massas, comida vegana, pães, biscoitos, cervejas artesanais, comida low carb, salgados e os mais diversos doces.

Neusa também comenta o quanto os organizadores estão preparados para colocar o evento em prática.

“O desejo é atender muitas pessoas, uma ação que será convertida em renda para os expositores. Já está é perceptível um retorno positivo com o lançamento da Chamada Geral. As pessoas estão carentes de opções culturais e de lazer em grupo”, finaliza.

Programação

A Chamada Geral começará a partir das 09h30 e vai até às 18h. A abertura oficial é a partir das 10h com a apresentação teatral do Grupo Soarte com o espetáculo de rua “Maria Peregrina”. Logo em seguida, é a vez do show do músico Porginho e a banda eletrizante do rock Estado Civil.

Peça teatral “Maria Peregrina”. Foto: Facebook Grupo Soarte
Canal Youtube Banda Estado Civil

Depois, à tarde a partir das 15h, os shows retomam com a apresentação da Banda Saliva de Cobra, Cumplicidade e dos músicos Glauber Seixas e Cibele Moraes.

Divulgação das apresentações musicais. Foto: reprodução

Dia: 14/11/2021

Local: praça da Vila Margarida Horário: a partir das 09h30


O evento está imperdível! É o momento perfeito para conhecer mais sobre a cultura local e apoiar os pequenos produtores da nossa cidade. É um projeto brilhante! Não fique de fora!!

E você sabe de algum outro evento em Ourinhos? Conte para nós!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui