Qual cidade que não tem alguma curiosidade, hein?! São informações que transformam o local ainda mais amado por quem mora no município e desperta um desejo de conhecer melhor o local daqueles que ainda sabem muito pouco. Com Olímpia não seria diferente. Uma cidade de mais de 50 mil habitantes que tem o seu charme especial.
Sendo assim, está na hora de descobrir quatro curiosidades que aguçam a vontade de aproximar da amada Olímpia. Veja só:
Tereza Breda
É o nome do Estádio do clube do time profissional chamado de Olímpia Futebol a ter nome de mulher em todo o Estado de São Paulo. Você sabia disso? E se você for fã raiz, clique aqui!
Matriz Nossa Senhora Aparecida
Os registros do terreno para a construção da igreja é de 1926. Uma senhora que começou a obra de uma capela que foi paralisada quando ela mudou de cidade. Em 1932, Antonio Azevedo foi quem se dedicou a construir uma igreja para Nossa Senhora Aparecida. Em 21 de dezembro de 1941 foi celebrada a primeira missa presidida pelo Padre Teodoro Bibiano da Silva. Em 1950, a igreja estava pronta.
Se transformou em Paróquia no dia 29 de junho de 1958 e no ano seguinte iniciou os trâmites para ampliação do presbitério, sacristias, naves laterais e o lançamento da Pedra Fundamental para ser o Santuário Franciscano de Nossa Senhora Aparecida de olímpia. Em 2003, passou por reformas para uma temática mariana e passou a ser reconhecida como Matriz Nossa Senhora Aparecida. Um atrativo turístico da cidade. E o curioso é que seu teto, ao olhar por fora, é em formato de uma cruz.
Música para Olímpia
Quem disse que não tem uma música dedicada para Olímpia, hein?! Em 2000, Tonico e Tinoco lançaram o seu CD “32 anos” que tinha a composição “Olímpia, Cidade Moça”. A autoria da letra musical é de Tonico, Bibi e Miranda.
Café
Como tantas outras cidades no passado, o café também esteve presente em Olímpia. Na década de 1930, a cidade atraía migrantes e imigrantes pela sua localização até São Paulo, são 430 quilômetros. Era uma das maiores cidades produtoras de café com 30 milhões de pés. Em 1924, já era considerada a quarta cidade mais rica do estado. Interessante, não é?
Fonte: site Guia Olímpia
Imagem de capa: site Rotas de Olímpia
Qual é a sua preferida? Sabe de mais alguma? Conte para nós!
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Olímpia e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]