94% das companhias do Brasil escolhem o Marketing Digital como estratégia de crescimento
Empresas que desejam obter sucesso devem ter estratégias bem definidas, sendo possível contar com o marketing, que tem como conceito a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores.
De acordo com a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, iniciativa que 94% das empresas escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento.
“Estimulamos os nossos clientes a inovarem e otimizarem seus canais de atendimento e comunicação, como meta temos a objetividade de inserir o marketing nos pequenos negócios a fim de trazer visibilidade e aumentar o lucro. Aqui no interior, utilizamos o marketing local que possibilita uma personalização e diferencial se comparado ao marketing tradicional, proporcionando uma fidelização maior de clientes e aumentando a clientela”, afirma o Co-fundador da Solutudo, Rafael Régis Somera.
O marketing local como o próprio nome revela o seu foco na localização, uma estratégia de divulgação da empresa focada na parte geográfica. Por isso, ele é muito usado por estabelecimentos como lojas, restaurantes, supermercados, farmácias, padarias, etc. Investindo na promoção para atrair pessoas próximas aos estabelecimentos e ganhando mais visibilidade.
A exemplo disso, e em tempo de crise, o empresário Gilberto, dono de uma lanchonete no interior de São Paulo, usou sua criatividade para inovar uma receita: coxinha, onde criou a coxinha gigante, de mais de meio quilo. Ele contou com o marketing local para compartilhar a novidade.
Após a divulgação da grande coxinha nas redes sociais, em parceria com a Solutudo, a lanchonete do seu Gibas foi de 15 coxinhas vendidas por dia para 500. O tamanho da coxinha gerou muita curiosidade nos clientes que a batizaram de “Big Coxinha”.
Com esse case de sucesso, Rafael Régis Somera, Co fundador da Solutudo, cita os mitos e verdades sobre o Marketing Local:
- Ser um diferencial nas cidades do interior (VERDADE):
A forma de se comunicar com o público passou por muitas alterações, mudando o jeito de apenas divulgar por indicações, o marketing local veio para ser um diferencial e se alinhar aos comportamentos dos consumidores.
- Muito caro e não tem retorno (MITO):
Não é necessário gastar rios de dinheiro, uma boa estratégia de publicações e foco no público alvo já garante bons resultados.
- Melhor relacionamento com o cliente (VERDADE):
O marketing local garante que o contato seja mais objetivo e direto com o consumidor, entendendo quais são suas maiores questões e especificidades.
- Serve apenas em empresas que atuam digitalmente (MITO):
Muitas empresas estão nascendo no digital, apostando agora na aquisição de novas tecnologias e redes sociais, mas empresas que têm suas lojas físicas também conseguem atrair mais clientes ao contar com as estratégias de marketing.
- Ganho de vantagem competitiva (VERDADE) :
Produzir conteúdos garante que a criatividade possa ser colocada em prática, se destacando da concorrência e oferecendo produtos que apenas o seu estabelecimento pode proporcionar àquela região.
O marketing digital local veio para mudar as formas das empresas se conectarem e falarem com o seu público, ele permite o engajamento nichado com os clientes, e é referência em estratégia de divulgação e comunicação.