Nos primeiros anos de internet no Brasil, apenas os idosos mais desbravados surfaram na rede. Porém, com os avanços e facilidades dos smartphones, essa distância cai consideravelmente. É o que aponta a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em um levantamento feito em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) que mostra um crescimento entre os brasileiros com mais de 60 anos que acessam a internet. O aumento foi de 68% em 2018 para 97% em 2021.
Atualizar-se, se aproximar de familiares e buscar soluções para o dia a dia. Assim se resume a rotina deste público no digital. Entre os principais interesses da terceira idade estão: busca por notícias (64%), manter contato com a família (61%) e procurar informações sobre produtos e serviços (54%).
WhatsApp como ferramenta, inclusive, para empreender
Idosos nas redes sociais é comum, mas é no WhatsApp que a terceira idade vive o digital intensamente. Além dos intermináveis grupos familiares, muitos usam a ferramenta ainda para empreender. A geração que cresceu precisando ligar, agora resolve problemas e encontra clientes com alguns toques na tela.
Um bom exemplo no interior de São Paulo
É o caso da empresa Disk Guincho Auto Socorro, da cidade de Valinhos, interior de São Paulo. Por trás dela está José, de 62 anos e mais de 40 na rotina pesada de trânsito da cidade e estradas. Ele ama o que faz e agradece por poder continuar atendendo com a ajuda do whatsApp. “Passei dos 60, mas no “zap-zap” eu sou rápido. Todo dia eu recebo chamado por lá e isso é muito bom para o meu negócio girar”, afirma.
Clientes chegam com ajuda da Solutudo
Há 3 anos a empresa Disk Guincho Auto Socorro usa como uma única estratégia a Solutudo, tendo uma página exclusiva com informações sobre o seu serviço e um botão que leva o cliente direto para o seu WhatsApp. No caso da empresa do José, foram 33 chamados nos últimos 3 meses.
“Por não ter muita paciência em aprender, eu invisto unicamente na Solutudo como divulgação. Não tenho rede social, não coloco telefone no guincho…nada. E tá bom demais assim”.
Com uma página exclusiva na Solutudo, nos últimos três meses de 2022 a empresa atingiu expressivos resultados. 91 acessos à página de detalhes, 16 ligações recebidas e 33 chamados pelo WhatsApp.