Este conteúdo é um oferecimento UNIVEMinstituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.

E ai, mariliense, você sabe exatamente como fazer o descarte de lixo? Essa é uma dúvida que pega muita gente. Por isso, uma atitude importante está impactando as gerações mais novas.

Por meio do Centro de Educação Ambiental, coordenado pela Secretaria Municipal da Educação de Marília, foi desenvolvido um projeto chamado “Descarte Correto do Lixo”. O programa tem como objetivo promover a educação ambiental entre os alunos da rede municipal de ensino, através de videoaulas.

Wilson Hakamada, assessor da Secretaria e coordenador do projeto afirma que o coronavírus fez estragos imensuráveis à humanidade, no entanto, com a educação ambiental não foi diferente.

“Apresentamos este projeto piloto, que está inovando a forma de ensinarmos sobre o meio ambiente às crianças, visando desenvolver a consciência ambiental necessária para termos futuros cidadãos que se preocupem com o planeta.”

Além disso, foi integrado ao projeto “Combate ao mosquito Aedes Aegypti” as turmas do Infantil II da EMEI Raio de Sol, que desenvolveram o projeto “Descarte Correto do Lixo”.

Esse projeto teve a parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública e Secretaria da Educação onde foi gravado um vídeo de forma lúcida, em que foi ensinado a maneira correta de descartar resíduos.

O Centro de Educação Ambiental permanece fechado para visitações e palestras, devido à pandemia do Coronavírus, porém outras formas e modelos foram desenvolvidos para replicar conhecimentos ambientais aos alunos. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone 3454-3400.

A importância do descarte correto do lixo

Quando o plástico ou qualquer outro resíduo reciclável é descartado em lixões, aterros, ruas, avenidas, florestas ou qualquer outro local que não seja propício, são gerados grandes impactos para o meio ambiente, mas não somente o impacto direto que é a contaminação do planeta pelo resíduo.

Por esse e dentre outros tanto motivos, é necessário que a sociedade entenda e aprenda que descartar o lixo de forma correta, em locais apropriados, em coletores seletivos e de forma certa é fundamental para que possamos reduzir os impactos gerados durante todo o processo de fabricação do produto. Afinal, o resíduo é gerado no momento do consumo, ou seja, o consumidor tem em suas mãos o poder de decidir se quer poluir ou reciclar.

Descarte incorreto de lixo: veja por que é preciso mudar esse cenário

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! Se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br.


Este conteúdo é um oferecimento UNIVEMinstituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui