Toneladas de vidros, que podem ser recicláveis, são diariamente jogadas no lixo comum em Marília, de forma incorreta. Essa prática além de aumentar o montante do aterro sanitário municipal, causa inúmeros acidentes nos coletores.
Para amenizar este cenário a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública instalou “Ecopontos” nas principais ruas e avenidas da cidade de Marília.

Esses ecopontos recebem todos os tipos de materiais recicláveis, dentre eles o foco principal serão os vidros, que vêm ocasionando diversos acidentes de trabalho às equipes de coletores de lixo. E também recebem destinação ambientalmente correta.

O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, destaca a participação popular nestes resultados.

“Toneladas de vidros que eram descartados no lixo comum agora estão sendo entregues voluntariamente nos Ecopontos. Desta forma, além do trabalho socioambiental, destacamos a redução de acidentes causados pelos vidros durante a coleta domiciliar. Esses trabalhadores enfrentam calor intenso, chuvas, frio, riscos no trânsito, dentre outras dificuldades, e o vidro era um grande vilão, pois muitas vezes fica escondido entre outros resíduos, descartado sem segurança, não permitindo que o coletor possa visualizá-lo e isso sempre causou muitos acidentes.”, explicou o secretário.


Os Ecopontos são uma forma que a secretaria encontrou para suprir a falta de coleta seletiva na cidade. Porém é necessário que os munícipes entreguem esses materiais nos pontos instalados. Ajudando o meio ambiente, gerando maior fluxo de reciclagem e menor montante de lixo para o aterro.


Marília possui 14 unidades de Ecopontos instalados em diversos lugares da cidade. Para saber o mais próximo de sua casa, clique aqui!




Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui