O dia 29 de outubro foi definido como o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Conhecido popularmente como derrame, esta é uma das principais causas de morte no Brasil.

Essa data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, em parceria com a Federação Mundial de Neurologia. No Brasil, essa data é organizada pela Rede Brasil AVC.

Ela foi definida para alertar a população sobre os tratamentos e prevenções da doença, e também para incentivar os profissionais da saúde a orientarem os seus pacientes sobre estes cuidados.

O AVC ocorre quando há uma obstrução em um dos vasos sanguíneos presentes no cérebro. Quando isso acontece, a parte do cérebro atingida começa a ser destruída.

Algumas coisas podem ser feitas para diminuir esse risco, e nós da Solutudo listaremos a seguir.

Dieta saudável

É muito importante reduzir a quantidade de alimentos ricos em gordura ruim, pois ela se deposita nos vasos sanguíneos. Além disso, uma dieta saudável e balanceada é essencial, não só diminuindo os riscos de derrame como melhorando a qualidade de vida num todo.

Exercícios físicos

Uma boa forma de reduzir a pressão arterial é adotando a prática de exercícios físicos. Mas não esqueça de consultar um médico e fazer uma avaliação física antes!

Álcool e fumo

Estudos mostram que o uso do tabaco e do álcool aumentam bastante as chances de você ter um AVC, então é muito importante maneirar nessas substâncias.

Consulte regularmente um médico

A melhor maneira de você ficar ciente dos riscos e dos cuidados necessários é fazer exames regularmente, e visitar seu médico.

Além disso, é importante também que você fique atento aos sintomas do AVC. Na maioria dos casos as pessoas não estão cientes do que seria um alerta, e acabam demorando para fazer o pedido de socorro.

Fique atento com os seguintes sintomas:

  • Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
  • Confusão, alteração da fala ou compreensão;
  • Alteração na visão, dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente;
  • Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui