A Prefeitura de Marília, junto a Secretaria Municipal de Saúde, lançou o programa “Consultório na Rua” hoje (22). O objetivo é atender pessoas em situação de rua.

Foi adquirido um veículo Nissan Versa, que já foi devidamente identificado com adesivos padrão do programa federal. A equipe é composta uma enfermeira e uma técnica de enfermagem, um assistente social, um cuidador social e um motorista. Os profissionais já começaram a trabalhar no mapeamento estratégico da cidade e planejamento. O atendimento nas ruas está programado para começar nos próximos dias.

“As unidades básicas estão abertas para todos, mas sabemos que população de rua não procura ajuda. Então, nós é que vamos até eles”, comentou o prefeito Daniel Alonso. (Foto: Divulgação)

O secretário municipal de Saúde, Ricardo Mustafá explica que “em termos práticos, é como se fosse um ‘braço’ da nossa rede básica de saúde, com uma equipe móvel, que vai de carro aos locais onde as pessoas vulneráveis estão. A meta é atender o que for possível no próprio local e, principalmente, vincular estas pessoas ao posto de saúde mais próximo para a sequência do atendimento”.

A equipe e os serviços

A equipe, que foi apresentada nesta terça-feira, conta com Marcella Maria Pereira Caprari (enfermeira), Jaqueline Sant’Ana Amorim Silvério (técnica de enfermagem), Jurandir Gelmi Júnior (assistente social), Oséas Mattoso Monteiro (cuidador social) e Alison Ferreira Batista (motorista).

O lançamento do Consultório aconteceu às 10h30 de hoje (22), no auditório da prefeitura. (Foto: Divulgação)

Eles podem realizar curativos, aplicar vacinas, orientar sobre higiene relacionada à saúde, prevenção e orientação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), colher material para exame de tuberculose e promover a prevenção de zoonoses, que são doenças transmitidas através do contato com animais infectados.

Inicialmente o atendimento será das 7h às 13h, podendo ser feito em outros horários, conforme planejamento técnico. O assistente social Jurandir Gelmi Júnior, membro da equipe, destaca a satisfação de fazer parte do Consultório: “é uma oportunidade de levar cidadania, através de um serviço que é direito da população de rua e que é muito difícil promover, sem uma estratégia eficiente como esse programa federal”, disse o profissional participante.


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